Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-06-2005

    SECÇÃO: Local


    Foto Manuel VALDREZ
    Foto Manuel VALDREZ

    Pequenada da freguesia comemora o Dia Mundial da Criança

    No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança, no passado 1 de Junho, o Parque Urbano de Ermesinde foi “invadido” por centenas de crianças oriundas de diversas escolas e Jardins de Infância da freguesia. Para celebrar a data foram dinamizadas várias actividades lúdicas, desportivas, e pedagógicas que fizeram durante todo o dia as delícias dos mais novos.

    Não era indiferente a todos os que passavam junto ao Parque Urbano na manhã do dia 1 de Junho o clima intenso de alegria e agitação que ali se fazia sentir. Grandes “responsáveis” por este ambiente festivo foram as centenas de crianças oriundas de várias escolas e Jardins de Infância de Ermesinde que ali se deslocaram de modo a celebrar mais um Dia Mundial da Criança. Os pulos e gritos de felicidade começaram bem cedo, com a largada de centenas de balões em direcção ao imenso céu azul que cobria o Parque Urbano. O dia avançou, com a multidão infantil a dividir-se pelas inúmeras actividades existentes no interior do parque, onde se encontravam diversos tipos de barraquinhas. Assim, os apreciadores da boa literatura infantil, claro está, puderam comprar, ou até mesmo trocar, na mini feira do livro existente no local, alguns clássicos literários juvenis, casos da “Branca de Neve e os Sete Anões”, “Soldadinho de Chumbo, ou as recentes “Aventuras do Noody”. Os adeptos do fenómeno desportivo também tiveram direito ao seu cantinho, nomeadamente com a –sempre requisitada – tenda dos mini-matraquilhos, ou então com a realização de alguns jogos tradicionais, com realce para as Corridas de Saco, o Jogo das Argolas, ou o popular Jogo do Galo. Para os mais criativos existia a possiblidade de transporem para cartazes gigantes toda a sua imaginação na ilustração, ou na redação, sobre os mais variados temas.

    Foto Manuel Valdrez
    Foto Manuel Valdrez
    Pinturas de corpo, leitura de contos tradicionais, espectáculos de marionetas, ou sessões de dança, foram outras das variadas e divertidas actividades que a pequenada ermesindense pôde disfrutar no Parque Urbano. Os jardins do recinto serviram também para expôr alguns trabalhos – no âmbito do Dia Mundial da Criança - elaborados pelas diversas instituições escolares da cidade, com destaque para o “Castelo dos Sonhos”, também conhecido pelo “sítio maravilhoso onde se realizam todos os sonhos”, como foi descrito pela Ana Catarina, pela Matilde, e pela Ana Amado, as autoras do projecto. Realce ainda para o livro de poesia gigante construído em conjunto pelas Escolas EB 1 da Costa, e EB 1 dos Montes da Costa, ou para as inscrições, em vários cartazes, dos alunos da Escola EB1/J1 de Sampaio, que neste dia tão especial não se esqueceram de transmitir uma palavra de solidariedade e de conforto para com as crianças mais desfavorecidas do planeta.

    Paralelamente a todas estas actividades realizadas no exterior, a animação foi também uma constante, ao longo de todo o dia, na Casa de Espectáculos do Fórum Cultural de Ermesinde, com especial destaque para a exibição das peças de teatro “Um ladrão debaixo da cama”, e “Na paragem do autocarro”, a fazerem as delícias da criançada. Com o aproximar do final da festa, o “Jardim dos Sonhos” – assim foi denominado o Parque Urbano pelas crianças – foi perdendo, aos poucos, o frenesim inicial com que começou esta longa e intensa jornada de actividades, com os rostos da pequenada a evedinciar um misto de cansaço e de felicidade devido a este dia que tão cedo não irão apagar da sua memória.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].