Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2005

    SECÇÃO: Desporto


    Polo Aquático – CAMPEONATO NACIONAL

    CPN volta a sonhar com a conquista do título nacional

    Depois de há dois anos atrás ter vencido a Taça de Portugal, a equipa do CPN alcançou no início desta época mais um feito histórico para a modalidade, a conquista da Supertaça portuguesa.

    Fotos: Manuel Valdrez
    Fotos: Manuel Valdrez
    Agora, e depois de concluída a primeira fase do campeonato nacional, é altura de preparar a última e decisiva fase desta prova, a dos play-off, onde a equipa de Ermesinde irá ter pela frente nada mais nada menos do que o decacampeão nacional Salgueiros. No entanto, o nome do poderoso clube de Paranhos não assusta os comandados de Nuno Lobo, que acreditam ser possível afastar o já crónico campeão português de modo a atingir a final, e para aí, conquistar o título que falta no historial do clube, o tão almejado ceptro de campeão nacional, o grande objectivo do clube para a presente temporada.

    Terminada que está a primeira fase do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Polo Aquático, é altura de fazer um pequeno balanço daquilo que foi a prestação do CPN nesta primeira etapa, assim como, falar das expectativas do clube em relação aos confrontos da fase seguinte, a dos play-off, com o Salgueiros, agendados para os dias 22 e 23 de Maio. Para falar deste tema, a «Voz de Ermesinde» esteve à conversa com Nuno Lobo, o técnico dos propagandistas, que de um modo geral se mostrou satisfeito com esta prestação inicial da sua equipa. “Atingimos claramente parte dos objectivos a que nos propusemos no início da temporada, que passava pelo apuramento para os play-off. No entanto, penso que poderíamos ter ficado um pouco melhor classificados nesta primeira fase, talvez em segundo ou terceiro lugar, posições estas que estariam mais de acordo com o valor que demonstramos ao longo do campeonato. Não fomos felizes, pois perdemos cinco jogos pela diferença de um golo, partidas onde fomos claramente melhores que o adversário, mas onde a sorte nada quis connosco, acabando por nos classificarmos em quarto lugar com 26 pontos, atrás do Salgueiros, do Portinado, e do Amadora. Mas o mais importante é que conseguimos, mais um ano, o apuramento para a fase decisiva do campeonato, onde vamos lutar, mais uma vez, pela conquista do campeonato”, ressalva Nuno Lobo.

    Ainda sobre a sua equipa, o treinador sublinha como facto positivo a entrada para o plantel principal desta época de alguns jogadores vindos dos juniores. Para Lobo, esta é uma forma de dar seguimento ao excelente trabalho de formação que o clube tem vindo a fazer nos últimos anos, e ao mesmo tempo fazer uma renovação numa equipa que apresenta já alguns índices de veterania. Este é aliás, o ponto menos positivo da temporada do CPN, ou seja, a dependência dos jogadores mais velhos do plantel, pois sem eles, se calhar, o clube não estaria «agora a disputar os play-off. O CPN tem neste momento uma equipa velha, composta por jogadores que já não treinam tantas vezes quantas as que seriam necessárias, uma vez que as vidas pessoais e profissionais deles vêm, como é natural, em primeiro lugar». De maneira que o CPN está «neste momento numa fase de renovação», há «alguns atletas novos, formados nas camadas jovens do clube, mas que ainda estão a aprender com os mais velhos e experientes. Por isso, Nuno Lobo entende que a prestação do clube ainda vive muito dos jogadores mais velhos, mas penso que estamos a fazer um bom trabalho de integração dos mais novos neste grupo, para que no futuro possam continuar com os excelentes resultados que até aqui temos vindo a conquistar».

    VEM AÍ O SALGUEIROS

    Como já referimos acima, o CPN vai ter pela frente a equipa do Salgueiros nas meias finais dos play-off, sendo que o primeiro embate entre os dois clubes será realizado no próximo 22 de Maio, no terreno dos actuais campeões nacionais, ao passo que um dia depois os propagandistas recebem na sua piscina os jogadores de Paranhos. Dois jogos que Nuno Lobo considera difíceis, mas não impossíveis de ultrapassar. Segundo o treinador ermesindense, o Salgueiros demonstrou nesta primeira fase o porquê de ser a melhor equipa portuguesa da actualidade, tendo o primeiro lugar sido alcançado de uma forma mais do que justa.

    No entanto, e ao contrário do que é apontado por muitos, o CPN tem grandes hipóteses de ultrapassar esta equipa e chegar à final. «Neste momento a minha equipa está muito motivada, sabemos que temos grandes chances de vencer o Salgueiros, e penso mesmo que isso não será tão difícil como aparenta ser.

    foto
    Isto porque, acho que é mais fácil vencê-los na meia final do que na final, onde aí seria bem mais complicado ultrapassá-los, já que eles têm muito mais experiência do que nós em termos de finais.

    Aliás, já os conseguimos vencer esta época, no jogo da Supertaça de Portugal, por isso estou em crer que o CPN vai estar na final. Mas para isso acontecer, espero ter um pouco mais de sorte do que até aqui temos tido, pois para vencer também é preciso ter a sorte do nosso lado. A sorte é um factor muito importante para se vencer, não existem campeões sem sorte», comentou Nuno Lobo. O técnico acrescentou ainda que muitos dos jogadores mais velhos da sua equipa ainda não se retiraram da alta competição precisamente pelo facto de quererem despedir-se com uma vitória sobre o Salgueiros.

    «Eles querem vencer o Salgueiros e sagrarem-se campeões nacionais», frisa Lobo. Esta é aliás a grande meta do clube de momento, alcançar o tão desejado título nacional que lhes tem fugido nos últimos anos.

    Depois da conquista da Taça de Portugal de há dois anos, e da vitória na Supertaça desta época, esta é a cereja no topo do bolo, como se costuma dizer, para culminar o excelente trabalho que o clube tem desenvolvido na modalidade. Como diz Nuno Lobo, só faltam os títulos, pois o trabalho está ser muito bem feito. De salientar também que o CPN está ainda a competir na Taça de Portugal desta temporada.

    Os propagandistas vão defrontar em casa, em meados de Junho, o Amadora para os quartos de final da competição. Uma prova onde, à semelhança do que se passa em relação ao campeonato, o emblema de Ermesinde pretende triunfar.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].