Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2026
Jornal Online

SECÇÃO: Cultura


Vasta plateia recebeu (e aplaudiu) “Uma Herança Pesada” deixada pela USE

Fotos CMV
Fotos CMV
O grupo de teatro da Universidade Sénior de Ermesinde voltou a marcar presença na Mostra de Teatro de Valongo, reafirmando a sua participação assídua naquele que é um dos mais relevantes eventos culturais do município, promovido pela Câmara Municipal de Valongo.

Nos dias 18 de abril, data da estreia, e 19 de abril, em sessão de reposição, a peça “Uma Herança Pesada” subiu ao palco perante uma plateia muito participativa, registando grande afluência de público (sobretudo no dia da estreia) e sendo amplamente aplaudida no final de ambas as apresentações.

A comédia, baseada no texto original de Jean-Pierre Martinez e adaptada pelo elenco, leva o público a acompanhar a história de António, que herda inesperadamente um luxuoso apartamento num dos mais emblemáticos prédios pombalinos de Lisboa, pertencente a uma tia cuja existência desconhecia. Ao lado da sua companheira Clara, inicia a descoberta do imóvel – e dos segredos familiares que rapidamente vêm ao de cima, provando que, tal como as mentiras, também os segredos têm “perna curta”.

foto
Com encenação, dramaturgia, coreografia, cenografia e música a cargo da professora Benvinda Moreira, o espetáculo destacou-se pela dinâmica cénica e pelo envolvimento coletivo de um elenco numeroso, que também assumiu áreas como figurinos e caracterização. A componente técnica contou com luminotecnia de José Carlos Martins.

O elenco deu vida a um conjunto diversificado de personagens, garantindo momentos de humor, surpresa e reflexão ao longo da narrativa. Entre os intérpretes estiveram Jorge Marques (António), Celina Alvim (Clara), Maria José Cerqueira (Idalina), Alberta Alves (Graziela), Elisabete Castro (Dra. Sara Curado), Fátima Vasconcelos (Dra. Barra), Lucinda Real (Joe), Álvaro dos Reis (Coronel Farto), Joaquim Carlos (Padre Santos), Fátima Gonçalves (Baronesa de Pedrogão), Teresa Oliveira (Dra. Bordalina Serpa), Antonieta Alves (Ângela), Arlindo Ramalho (Sérgio Grude) e Conceição Veloso (Melissa).

Mais uma vez, a participação da Universidade Sénior de Ermesinde demonstrou o valor do teatro enquanto espaço de expressão, aprendizagem e convívio intergeracional, contribuindo de forma significativa para o dinamismo cultural do concelho de Valongo.

foto
.

 

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].