Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-11-2025
Jornal Online

SECÇÃO: Desporto


FUTEBOL POPULAR

Palmilheira segue invicto e é líder da sua série

foto
O Palmilheira (na imagem) mantém-se invicto na Série A do Campeonato do Inatel/Distrito do Porto. Neste mês o conjunto ermesindense somou duas vitórias e um empate, performance que faz com que ao fim de quatro jornadas já disputadas siga na liderança isolada da respetiva série, com 10 pontos.

E foi precisamente à 4.ª jornada, disputada no passado dia 22, que o Palmilheira perdeu os primeiros pontos no campeonato da presente temporada, após empatar a duas bolas com o Lusitano de Retorta, em Penafiel. Foi uma partida marcada pela intensidade física e por momentos de grande emoção em que o conjunto da nossa cidade até começou de forma turbulenta. Logo no primeiro minuto, o Lusitano de Retorta encontrou o caminho da baliza, mas o lance viria a ser anulado por fora de jogo. O aviso, contudo, não impediu que a equipa da casa chegasse ao golo: num canto bem executado ao primeiro poste e perante alguma desatenção defensiva, os anfitriões inauguraram o marcador.

A resposta do Palmilheira foi rápida e eficaz. Cerca de cinco minutos depois, Fábio aproveitou um ressalto à entrada da área, dominou com qualidade e, de pé esquerdo, atirou a contar, restabelecendo a igualdade.

O momento galvanizou a equipa de Ermesinde, que voltou a marcar aos 20 minutos de jogo por Mendes, que na sequência de uma combinação pelo corredor esquerdo, consumou a reviravolta e colocou os visitantes a vencer por 1–2.

A primeira parte prosseguiu com grande exigência física, condicionando vários atletas da formação de Pedro Borges na ida para o intervalo.

Na segunda metade, o técnico do Palmilheira promoveu alterações estratégicas e físicas ao minuto 50, lançando Borges para o lugar de Aires, reforçando o miolo da equipa. Dez minutos depois, devido ao desgaste acumulado, seguiram-se mais duas alterações: Lopes substituiu Edsinho, enquanto Rubinho rendeu Félix.

Apesar do controlo aparente do Palmilheira, o Lusitano de Retorta voltou a colocar o empate no marcador, aproveitando um lance corrido em que conseguiu penetrar entre os centrais forasteiros e finalizar com precisão para o canto inferior esquerdo da baliza de Chico, fazendo o 2–2.

Nos instantes finais, o técnico do Palmilheira efetuou ainda uma última substituição, com Dias a entrar para o lugar de Fábio, numa tentativa de dar frescura ao setor ofensivo. O marcador, porém, não voltaria a mexer.

O apito final fixou o resultado em 2–2, num duelo equilibrado e fisicamente exigente.

Neste jogo o Palmilheira alinhou com o seguinte onze inicial: Chico, Pinto, Armando, Aquino, Francisco, Aires, Fábio, Félix, Edsinho, Mendes e Cristian. Jogaram ainda: Dias, Borges, Lopes e Rubinho.

JOGO INTENSO NOS SONHOS VALE 3 PONTOS

No dia 9 de novembro, o Palmilheira recebeu no Estádio de Sonhos o Lusos de Bitarães em partida referente à 3.ª jornada. Vitória dos ermesindenses por 2-1 num jogo de grande intensidade por parte das duas equipas. O jogo começou equilibrado, com ambas as equipas a procurarem o golo, mas aos 20 minutos, os Lusos de Bitarães abriram o marcador. Após um erro defensivo do Palmilheira, um avançado isolou-se perante o guarda-redes Chico e finalizou com classe. No entanto, a equipa de Pedro Borges não se deixou abater e respondeu rapidamente. Aos 30 minutos, após uma confusão na grande área, o ponta de lança Breno esteve no sítio certo para empatar a partida.

O empate foi um incentivo para o Palmilheira, que dominou a segunda parte. Logo aos 50 minutos, num livre bem executado por Mendes, Lopes apareceu no segundo poste para fazer o 2-1 com um cabeceamento certeiro.

A partir daí, a equipa da casa manteve o controle do jogo e continuou a procurar aumentar a vantagem. Aos 55 minutos, o treinador Pedro Borges fez duas substituições, trazendo Dui e Teixeira para o lugar de Pinto e Mendes, respetivamente.

Aos 60 minutos, um momento crucial aconteceu: o árbitro assinalou uma grande penalidade a favor dos Lusos de Bitarães após uma falta na transição defensiva do Palmilheira. No entanto, o guarda-redes Chico brilhou e defendeu a penalidade com grande segurança, mantendo o Palmilheira na frente.

Aos 65 minutos, novas mudanças foram feitas para refrescar a equipa, com a entrada de Cristian e Aires nos lugares de Breno e Fábio. Mais tarde, aos 75 minutos, Dias entrou para o lugar de Rúben e Félix substituiu Lopes.

A equipa da nossa cidade iniciou este encontro com o seguinte onze: Chico, Pinto, Armando, Aquino, Francisco, Fábio, Ruben, Borges, Lopes, Mendes e Breno. Jogaram ainda Dui, Teixeira, Cristian, Aires, Dias e Félix.

SOLIDEZ, CONTROLO E CRESCENTE MATURIDADE TÁTICA CONFERE VITÓRIA EM VALBOM

Na 2.ª jornada, ocorrida no dia 1, o Palmilheira foi até Valbom defrontar o Centro de Ciclistas de Gondomar, tendo vencido por 2-0.

Num encontro inicialmente equilibrado, a equipa orientada por Pedro Borges voltou a demonstrar solidez, controlo e crescente maturidade tática. A primeira parte foi marcada por oportunidades repartidas entre as duas formações, embora o Palmilheira tenha conseguido impor um ligeiro domínio no controlo do jogo e na circulação de bola. Apesar de alguns lances de perigo, o golo teimava em não aparecer.

Na segunda parte, o domínio dos visitados tornou-se mais evidente. As substituições operadas pelo técnico Pedro Borges — com as entradas de Breno, Pinto, Borges e Sousa — deram novo fôlego e dinâmica à equipa, que passou a criar mais situações de finalização. A persistência deu frutos já nos instantes finais. No primeiro minuto de compensação, após dois lançamentos consecutivos de linha lateral, surgiu um excelente cruzamento para a grande área, onde Diogo Sousa recebeu e, com grande frieza, assistiu o central Daniel Aquino, que apareceu no momento certo para finalizar em frente ao guarda-redes, abrindo o marcador para o 1-0.

Ainda nos descontos, numa transição rápida, Borges conduziu com classe e serviu Breno, que não desperdiçou frente ao guarda-redes adversário, fixando o resultado final em 2-0.

O Palmilheira alinhou com o seguinte onze inicial: Chico, Aires, Armando, Aquino, Francisco, Fábio, Félix, Rúben, Teixeira, Lopes e Mendes. Jogaram ainda Breno, Pinto, Borges e Sousa.

 

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].