|
FUTEBOL POPULAR
Palmilheira conquista a supertaça do Inatel/Distrito do Porto
 |
| FOTO CD PALMILHEIRA |
O Clube Desportivo da Palmilheira conquistou no passado dia 19 de outubro a supertaça Inatel/Porto de futebol popular. A equipa ermesindense, campeã distrital em título do campeonato do Inatel, derrotou o Sport Clube Duas Igrejas por 1-0, em jogo realizado no Complexo Cidade Desportiva de Paredes.
A primeira parte foi muito equilibrada, mas sempre com mais perigo da parte da turma de Ermesinde onde teve uma bola no poste e mais duas oportunidades claras de golos falhadas. Final da primeira parte com o 0-0, um jogo equilibrado, mas a notar-se alguma fadiga devido ao pesado estado do campo devido a chuva.
Na segunda parte a equipa do Duas Igrejas entrou melhor e com vontade de resolver o resultado rápido, mas sem sucesso, muito por culpa do guarda-redes Chico e também de uma enorme exibição do defesa-central Aquino (que acabou por ser o MVP da partida). Continuou uma batalha a meio campo e já no período de compensação onde todos já acreditavam na marcação de grandes penalidades, um defensor do Duas Igrejas ao tentar fazer um corte em carrinho acabou por fazer auto-golo e dar o título ao Palmilheira.
Com mudança da equipa técnica, o Palmilheira agora comandado por Pedro Borges como técnico principal e Maia como seu adjunto, fez alinhar o seguinte 11 inicial: Chico, Aires, Armando, Aquino, Francisco, Fábio, Borges, Félix, Mendes, Teixeira e Cristian. Entraram na segunda parte: Pereira, Lopes, Breno, Marcelo e Farunga.
Presente neste que foi o primeiro jogo oficial da época de futebol popular no âmbito das competições do Inatel, esteve o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Miguel de Oliveira, que no final se juntou à equipa vencedora na hora da entrega da taça.
No final do encontro os responsáveis do Palmilheira estavam naturalmente felizes. «Esta vitória é o reflexo de muito trabalho, sacrifício e união. Um agradecimento especial aos nossos atletas, que, mesmo sob chuva intensa e condições adversas, mostraram a garra, o espírito de sacrifício e a paixão que definem este grupo. O nosso reconhecimento estende-se à equipa técnica e estrutura diretiva, pelo empenho e dedicação constantes, e aos nossos adeptos, que nunca falham — o vosso apoio incondicional é essencial e sentido em cada minuto dentro de campo. Por fim, um agradecimento especial ao Sr. presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Miguel de Oliveira, por mais uma vez marcar presença e apoiar a nossa equipa num dia tão importante da nossa história».
ENTRADA A VENCER NO CAMPEONATO
Entretanto, uma semana mais tarde, teve início a edição de 2025/26 do Campeonato do Inatel/Distrito do Porto. O Palmilheira iniciou a defesa do título a receber no Estádio de Sonhos o conjunto do Desportivo da Barca. Vitória por 3-1 da equipa da nossa cidade, fruto de uma exibição de gala adornada com três de golos de qualidade. A turma da nossa cidade entrou em campo com grande intensidade e domínio desde o início, controlando a partida nos primeiros 30 minutos. O primeiro golo surgiu logo nos primeiros minutos, após uma excelente rutura de Pedro Lopes, que finaliza de maneira exímia e exemplar. A superioridade foi reafirmada pouco depois, quando Fábio Silva, com calma e precisão, fez o 2-0 após uma construção coletiva bem trabalhada.
No entanto, a reação da equipa adversária não tardou. Num momento de desatenção na saída de bola, a defesa local foi surpreendida por um remate de fora da área que, com grande classe, encurtou distâncias no marcador para 2-1, num golo que o guarda-redes da casa pouco podia fazer.
Na segunda parte, o jogo manteve-se tranquilo, mas o nervosismo começou a subir do lado adversário. Aos 50 minutos, Cristian teve de sair devido a lesão, sendo substituído por Breno. Aos 60 minutos, a equipa visitante ficou com menos um elemento, com a expulsão de um dos seus jogadores. Nesse mesmo minuto, o Palmilheira faz duas alterações, com Pinto a entrar no lugar de Aires e Hugo Félix a substituir Rúben Pereira.
A partir daí, a superioridade numérica começou a fazer diferença. Aproveitando a vantagem numérica, Fábio Silva voltou a brilhar, desta vez na ala esquerda, onde ultrapassou o defensor e, já nos descontos, fez o 3-1 com uma finalização de grande classe. Ainda houve mais mudanças, com Ricardo Dias a entrar aos 70 minutos no lugar de Diogo Borges e Joel a substituir Pedro Lopes. Com este golo de Fábio Silva, o Palmilheira selou a vitória, garantindo os três pontos de forma justa e exemplar.
Neste encontro o conjunto de Ermesinde apresentou o seguinte onze inicial: Francisco Martins, Aquino, Armando, Aires, João Francisco, Fábio Silva, Rubinho, Borges, Cristian, Mendes e Lopes. Jogaram ainda: Breno, Pinto, Hugo Félix, Ricardo Dias e Joel.
|