|
Dia Mundial da Saúde Mental
No passado dia 10 de outubro celebrou-se o Dia Mundial da Saúde Mental. Esta data foi criada pela Federação Mundial da Saúde Mental (World Federation for Mental Health), em 1992, com o objetivo de combater o preconceito, o estigma e promover o conhecimento sobre saúde mental.
Falar de saúde mental é falar de emoções, pensamentos, relações, descanso. É reconhecer que o bem-estar psicológico é tão importante quanto a saúde física e que todos nós, em algum momento da nossa vida, podemos precisar de apoio, escuta ou cuidado.
Infelizmente, ainda persistem muitos mitos que afastam as pessoas do acompanhamento psicológico. Acredita-se, por exemplo, que “ir ao psicólogo é só para quem tem problemas graves” ou que “falar com o psicólogo é a mesma coisa que falar com um amigo”. Na verdade, procurar ajuda é um ato de autoconhecimento e coragem e a psicoterapia pode ser uma ferramenta transformadora, ajudando-nos a compreender melhor as nossas emoções, lidar com desafios e desenvolver estratégias para ultrapassar obstáculos.
Porque cuidar da mente é cuidar da vida.
Joana Lopes*
*Psicóloga da Casa do Povo de Ermesinde
|