|
NOTÍCIAS DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE
Festejo do sexto aniversário na E2OV, com programa artístico em descoberta de valores
No passado dia 6 de outubro comemorou-se o sexto ano letivo da Escola Segunda Oportunidade de Valongo (E2OV). Um tempo memorável de boas memórias que se fizeram coletivamente, numa escola que se projeta ano a ano, com as realidades que a habitam.
No decorrer deste ano letivo, a E2OV está a preparar a publicação do 2º livro, com reflexões, poemas, prozas, registos fotográficos e outros exercícios que o vão tornar mais interativo. Mas não é só do que aí vem que se aprume agora referir, houve no dia das festas da escola um momento em que se explorou as qualidades de se estar em palco, com sérios candidatos no teatro dos fantoches e musicais.
Com a escrita dos guiões e ensaios, alguns dos alunos levaram a cena uma espécie de D. Robertos, sobre a realidade de funcionamento de uma sala de aula, com os sons característicos, um texto burlesco e uma ação física intensa, de um ensaio sobre a técnica performativa, desta arte .
Os D. Robertos são uma forma de teatro de marionetas de luva tradicional português, um género popular que remonta a mais de três séculos e faz parte do património cultural imaterial do país. O termo “Robertos” é usado para descrever todos os fantoches de luva, com D. Roberto a ser o herói protagonista das histórias. A arte é caracterizada por textos subversivos e burlescos, ação física intensa, e o uso de uma palheta para produzir sons característicos.
|