Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-06-2025
Jornal Online

SECÇÃO: Local


Autarcas deslocam-se ao Leça para observar o resultado das intervenções realizadas para despoluir e renaturalizar o rio

Fotos CMV
Fotos CMV
O presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, acompanhado pelos presidentes das juntas de Ermesinde, Miguel de Oliveira; e de Alfena, Luís Miguel Caetano, visitou a 29 de maio passado (nota: numa altura em que a edição do nosso jornal do referido mês já tinha sido fechada) alguns pontos do terreno em volta do Rio Leça para observar os resultados das intervenções realizadas para despoluir e renaturalizar este curso de água, no âmbito do trabalho desenvolvido pela Associação de Municípios Corredor do Rio Leça.

Acompanhados pelas equipas técnicas responsáveis pelo desenvolvimento e implementação dos projetos, os autarcas verificaram “in loco” as mais-valias para a biodiversidade e a paisagem das obras realizadas com recurso a técnicas de engenharia natural, bem como das operações de limpeza do rio.

foto
Em Ermesinde, junto ao Parque Socer (na Resineira), procedeu-se à estabilização de margens com recurso a engenharia natural (anfiteatro natural e muros) e à construção de uma escada para peixes. Foram também realizadas operações de remoção de madeira e resíduos do leito, podas de ramos pendentes e recolha de resíduos. Foi ainda construído um travessão de pedra para regularizar o caudal e diversificar habitats.

Já no Parque do Vale do Leça, em Alfena, procedeu-se à estabilização de margens com recurso a engenharia natural (anfiteatro natural), tendo também sido utilizada a técnica de enrocamento vivo. A intervenção incluiu ainda a recuperação do açude e o corte de vegetação com crescimento no seu interior, bem como operações de remoção de madeira e resíduos do leito e podas de vegetação nativa.

foto
Financiadas por fundos da União Europeia, no âmbito do programa REACT-EU “Há margem para mudar”, estas intervenções permitiram a retirada de mais de 250 toneladas de resíduos do leito do rio e das suas margens, e diversas ações de restauro ecológico, num investimento de 3,6 milhões de euros aplicado ao longo de todo o percurso do rio Leça, que une os concelhos de Santo Tirso, Valongo, Maia e Matosinhos.

«Ganhámos mais uma etapa. É uma marca para o futuro que não vai ficar por aqui», salientou José Manuel Ribeiro, referindo que estão em curso os processos de aquisição dos terrenos necessários para ampliar os parques públicos junto ao Leça, em Ermesinde e Alfena.

foto
.

 

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].