Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-05-2025
Jornal Online

SECÇÃO: Crónicas


foto

Do Mar Andaluz à Serra de Santa Justa

Março… Março era o mês ideal. Analisaram se as temperaturas e a pluviosidade de anos anteriores, e concluiu se que era a época mais indicada – nem frio, nem calor. A 4 de março eu estava em Cádiz, numa terça feira de Carnaval. A cidade velha, erguida numa península, é muito bonita. O seu porto acolhia vários paquetes e turistas – e eu fazia parte deles. Estava ali por um único propósito: percorrer a Via Augusta até Sevilha e depois seguir a Via da Plata até Santiago de Compostela.

Na manhã de dia 5 parti, deixando a cidade para sempre. O caminho, junto à orla marítima, era plano e o céu mantinha-se nublado. De repente, cruzou-se comigo um regimento de infantaria em treino de marcha militar: trocámos sorrisos, cumprimentos e incentivos de “força, tu consegues!”. Minutos depois, contudo, tudo mudou. São Pedro resolveu abrir as torneiras, o trilho enlameou-se, o corpo encharcou se e os tombos multiplicaram-se – as sapatilhas perderam tração. Ao chegar a cada hotel ou hostel – já que albergues não havia – avisavam-me: “Não entres, não entres, estás todo enlameado!”. Ofereciam-me sacos de plástico para proteger as pernas. A chuva não deu tréguas e a lama só me largou em Sevilha. Nessa bela cidade, decidi adiar a peregrinação e regressei a casa. O sedentarismo voltou a instalar-se.

Numa esplanada, o vento trouxe me a referência “Cuca Macuca”. Descobri que ficava ali mesmo, no nosso concelho. Trata-se de uma escadaria que sobe desde o sopé da Serra de Santa Justa até ao cume, num percurso de 2 km. Os passadiços levam-nos de

foto

(...)

leia este artigo na íntegra na edição impressa.

Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.

Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

Por: Manuel Fernandes

 

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].