Com o verão à porta são precisos cuidados redobrados para evitar acidentes e incêndios
 |
Foto BVE |
Como é hábito no final de cada mês, o comandante Emanuel Santos traça-nos uma retrospetiva da atividade operacional dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde (BVE). Assim, e de forma mais concreta, no período temporal compreendido entre 27 de abril e 26 de maio os nossos bombeiros percorreram um total de 27.760 quilómetros e efetuaram 158 serviços de apoio à população. Em termos de áreas operacionais, por assim dizer, e ao nível de acidentes rodoviários, registaram-se 20 ocorrências, às quais se juntam dois atropelamentos. No concerne a incêndios, os BVE estiveram presentes no combate a quatro incêndios habitacionais, quatro incêndios em comércio e indústria, quatro incêndios em transportes, e quatro incêndios rurais. Os serviços de emergência pré-hospitalar continuam a representar o grosso da atividade operacional dos bombeiros, sendo que nos últimos 30 dias em retrospetiva registaram-se 628 serviços. Há a salientar neste período temporal a diminuição dos serviços de abertura de portas com socorro: apenas três. Os BVE contabilizaram ainda 1642 horas de serviço e 2649 horas de piquete.
Com o verão à porta, o comandante Emanuel Santos deixou ainda alguns alertas à população no sentido de adotarem atitudes preventivas. Desde logo com a floresta, que deve ser aproveitada para passear e para usufruirmos de momentos de lazer, aconselhando a que se evitem o ato de fumar e de foguear, e quando detetarem fumo com algum relevo devem de imediato alertar os bombeiros.
O comandante fez neste número um alerta sobre um tema que em Ermesinde felizmente nunca foi uma realidade: os acidentes em piscinas. Constatando que há já muitas casas que possuem piscinas, por mais diminutas que sejam essas estruturas de água, quem as tiver deve ter especial atenção às crianças, no sentido em não as deixar sozinhas nas piscinas, ressalvando que já este ano em Portugal se registaram algumas mortes em piscinas.
Emanuel Santos aproveitou ainda a oportunidade para congratular as escolas da nossa cidade pela boa prática que estão a ter atualmente na implementação de planos de emergência escolares. Ou seja, estão a realizar no momento e até junho alguns exercícios de simulacro com vista a promover a cultura de segurança quer nas crianças, quer nos docentes, quer no pessoal não docente.
Por fim, o comandante dos BVE deu nota de uma recente visita de uma comitiva de bombeiros voluntários brasileiros, mais concretamente do Estado de Santa Catarina, que vieram a Portugal visitar alguns quarteis de Lisboa a Braga, tendo passado por Ermesinde. A comitiva brasileira efetuou esta visita para conhecer alguns quarteis, as formas de orientação e de funcionamento dos mesmos, como é organizado um quartel internamente, entre outros aspetos, para implementar num quartel que estão a construir na cidade de origem. Em Ermesinde, a comitiva conheceu as instalações dos BVE, salientando e elogiando o facto do serviço que os nossos bombeiros efetuam está muito bem organizado, isto é, com pouco espaço estes conseguem fazer muita coisa.
Por:
MB
|