Santa Rita - Festa das Rosas
Eucaristia presidida pelo Bispo do Porto
O Bispo do Porto D. Manuel Linda presidiu à Festa das Rosas, no Santuário Diocesano de Santa Rita, na cidade de Ermesinde, no passado dia 22 de maio, dia que a Igreja Católica dedica à memória de Santa Rita de Cássia, conhecida como a santa das “causas impossíveis”. Estava também o Bispo D. Gilberto (que para além da ligação à diocese do Porto, esteve, igualmente, na diocese de Setúbal), o Reitor do Santuário, Padre Samuel, o Pároco de Ermesinde, Padre Domingos Areais, vários sacerdotes, diáconos e muitos fiéis que encheram por completo a igreja.
Na homilia, o Bispo do Porto destacou Santa Rita de Cássia como exemplo de quem transformou os espinhos da vida – violência, perda e dor – em amor, perdão e paz. Impediu os filhos de vingar o pai, escolheu sempre a reconciliação e viveu unida a Cristo em todas as circunstâncias. A sua santidade nasce dessa união, não apenas da vida religiosa. Escolheu a espiritualidade agostiniana por amor a Deus e continua a interceder por nós. O bispo apelou a que, como ela, permaneçamos ligados a Cristo, para sermos sinais de amor e esperança no mundo.
A Festa de Santa Rita, propriamente dita (cujo programa divulgamos noutro espaço deste jornal) ocorrerá na 1.ª semana de junho.
|