Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-05-2025
Jornal Online

SECÇÃO: Local


Grupos de Dança animaram a segunda edição do “Ermesinde Market”

FOTOS HÉLDER TEIXEIRA (JFE)
FOTOS HÉLDER TEIXEIRA (JFE)
A Praça da Estação (lado da Gandra) foi, no domingo, dia 11 de maio, o cenário vibrante da segunda edição do “Ermesinde Market”. A iniciativa, promovida pela Junta de Freguesia de Ermesinde, integrou animação musical e várias atuações de dança, num evento que decorreu entre as 9 e as 16 horas.

O acontecimento contou com a presença de vários elementos ligados à Junta de Freguesia, entre os quais dois membros do seu executivo, o presidente Miguel de Oliveira e o tesoureiro Bruno Ascensão; tendo assistido, também, Elisabete Carvalho, a quem compete a coordenação deste tipo de eventos.

foto
Vários grupos culturais da cidade subiram ao palco ao longo do dia, dando corpo e ritmo a um programa pensado para dinamizar o espaço público e valorizar o talento local. Às 11h00, foi a vez do grupo “More Dance”, uma escola que trabalha diversos estilos – do MTV ao Contemporâneo, passando pelo hip-hop e jazz – e que abrange alunos desde os três anos de idade. Uma hora depois, atuou o grupo “Mix Dance”, ligado à Associação Académica e Cultural de Ermesinde (AACE), já bem conhecido do público.

Durante a tarde, a animação prosseguiu com a “Dreams Dance Academy”, uma escola sediada em Ermesinde, que apresentou o seu repertório às 14h30.

foto
Seguiu-se, logo depois, a sempre aguardada atuação do grupo de Danças Tradicionais da Universidade Sénior de Ermesinde, orientado pelos professores António e Adélia Peixoto. Apesar das previsões de chuva, a atuação prolongou-se durante cerca de uma hora, com um repertório centrado nas danças populares portuguesas.

Entre os temas interpretados estiveram “Alargai-vos Raparigas”, “Malhão”, “Fado-Gens”, “Margarida Moleira”, “Besbiana”, “Tamanquinha”, “Aperta Amor Aperta”, “Regadinho”, “Carrasquinha”, “Pião”, “Escote” e “Lira”. O encerramento fez-se em ambiente de festa, com uma versão partilhada do “Malhão”, que contou com a participação espontânea do público.

foto
O “Ermesinde Market” integra-se nas comemorações dos 35 anos da elevação de Ermesinde a cidade e decorre ao longo do ano, em seis datas distintas e em diferentes locais da freguesia. A primeira edição teve lugar a 13 de abril, no Largo da Igreja Matriz. A próxima está marcada para 14 de setembro, no Pavilhão da Bela. Seguem-se mais três edições: a 4.ª a 4 de outubro, no Largo das Oliveiras; a 5.ª a 25 de outubro, na Praça Mestre Manuel Carneiro (Palmilheira); e a última no dia 9 de novembro, no Largo da Estação.

A iniciativa reafirma o compromisso com a dinamização do comércio local, a valorização da cultura e o reforço dos laços comunitários, num ambiente que alia tradição, criatividade e participação cívica.

 

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].