Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2025
Jornal Online

SECÇÃO: Educação


Ermesinde testemunhou a distinção dos melhores alunos do concelho no ano letivo 2023-2024

foto
O Fórum Cultural de Ermesinde foi placo, mais uma vez, da cerimónia da entrega dos Prémios de Excelência e Mérito que visam distinguir os/as melhores estudantes do Concelho de Valongo. A cerimónia realizou-se no passado dia 7 de março, e teve casa cheia para aplaudir os alunos e as alunas – dos estabelecimentos de ensino públicos e privados de todo o concelho – que se distinguiram no ano letivo 2023-2024 pelos seus resultados escolares e pela sua atitude cívica, tendo sido atribuídos 45 distinções.

Esta entrega de prémios e distinções teve uma forte presença do Poder Local, desde logo com o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, que se fez acompanhar do vereador da Educação da autarquia, Orlando Rodrigues, do presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Miguel de Oliveira, entre outras figuras autárquicas.

foto
Ao longo da noite pelo palco passaram os/as estudantes que frequentaram o 4.º, 6.º, 9.º e 12.º anos no ano letivo 2023-2024, e que se distinguiram pela excelência do seu desempenho escolar e resultados escolares e formativos, bem como todos e todas que se distinguiram pelo seu trabalho, pela sua atitude cívica, pela dimensão do seu esforço e/ou progressos alcançados nas mais variadas áreas (desporto, cultura, saúde, cidadania) ou por outras razões consideradas exemplares para os restantes elementos da comunidade educativa. «Promovidos pela CMV, estes prémios representam um incentivo à valorização da educação e do compromisso cívico dos estudantes, encorajando-os a manter um percurso de excelência. Os premiados receberam um cheque-prenda no valor de 100 euros para a aquisição de livros e material didático, sendo atribuídos individualmente na vertente escolar e em formato coletivo para os projetos de mérito cívico», explicou a autarquia valonguense.

foto
De forma mais precisa, foram atribuídas 45 distinções a alunos/as do ensino público e privado, nas seguintes categorias: 1.º ciclo – 7 premiados/as, 2.º ciclo – 7 premiados/as, 3.º ciclo – 7 premiados/as, ensino secundário – 5 premiados/as, alunos com média de 20 valores - 11 premiados/as, e ensino profissional – 5 premiados/as. No que toca à categoria de mérito cívico foram três os projetos entregues, num total de 67 jovens premiados/as. No que diz respeito aos alunos/as da nossa cidade que foram premiados nesta cerimónia eles foram os seguintes. Na categoria de 1.º ciclo, Enzo Tavares Brandão (do Agrupamento de Escolas de Ermesinde), Samuel Gil Gonçalves Antunes (do Agrupamento de Escolas de S. Lourenço) e Rita Nunes Santos (do Colégio de Ermesinde). Por sua vez, Leonor Pacheco Magalhães (do Agrupamento de Escolas de Ermesinde), José Miguel Pereira Almeida (do Agrupamento de Escolas de S. Lourenço) e Leonor Matos Ferreira Silva (do Colégio de Ermesinde) foram os premiados na categoria de 2.º ciclo. Já na categoria de 3.º ciclo, os alunos Maria Remelgado Rodrigues Santos (do Agrupamento de Escolas de Ermesinde), Gabriela Araújo Ribeiro (do Agrupamento de Escolas de S. Lourenço) e Lauro Ribeiro Franco (do Colégio de Ermesinde) foram os distinguidos. Diogo Correia Vilela (do Agrupamento de Escolas de Ermesinde) e Maria Rita Silva Gradim Campinho (do Colégio de Ermesinde) foram os/as alunos/as premiados na categoria de ensino secundário. No que alude à categoria de ensino profissional, Érica Samanta Sousa Luís (do Agrupamento de Escolas de Ermesinde) foi a aluna premiada. Na categoria de alunos/as com média de 20 valores o maior número de prémios veio para Ermesinde, já que dos 11 premiados/as 8 são oriundos da freguesia, a saber, Ana Catarina Martins Oliveira, Guilherme Pereira Leandro, Ana Jorge Ribeiro Gomes, Ellen Victória Soares Lopes, Anita Cunha Torres Pereira (nota: todos estes cinco primeiros/as alunos/as pertencem ao Agrupamento de Escolas de Ermesinde), Francisca Nogueira Monteiro Pinho, Guilherme Cordeiro Sousa Barcelos e Mariana Garcês Correia (nota: estes/as três últimos/as aluno/as frequentam o Colégio de Ermesinde). Por fim, Diogo André Fonseca Silva (do Agrupamento de Escolas de Ermesinde) foi um dos três alunos do concelho que foi premiado pelo mérito cívico.

foto
.

 

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].