Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2023

    SECÇÃO: Cultura


    Museu da Magia abriu oficialmente as suas portas em Ermesinde

    Fotos CMV
    Fotos CMV
    Abriu oficialmente ao público no passado dia 31 de janeiro o Museu da Magia. Este equipamento cultural está instalado no piso 1 do Edifício Administrativo Dr. Faria Sampaio, em Ermesinde, ao lado da Loja do Cidadão, e está cedido em regime de comodato pelo Município de Valongo.

    O Museu da Magia resulta do dinamismo da Associação Museu da Magia, que se dedica há vários anos à recolha de espólio, contando com um acervo extraordinário, com milhares de peças e coleções únicas (obras literárias, vídeos, fotos e cartazes icónicos, aparatos mágicos, jogos, manuscritos, etc.). É também, segundo a autarquia valonguense, o reconhecimento da importância do ilusionismo, uma área das Artes do Espetáculo que mobiliza uma larga camada de fãs e adeptos no concelho de Valongo, com uma larga tradição em grande parte fomentada pela organização de mais de 30 edições do MagicValongo – Festival Internacional de Ilusionismo.

    foto
    A cerimónia oficial de abertura deste espaço cultural aconteceu no derradeiro mês de janeiro, como já foi referido, altura em que se assinalou o Dia Mundial do Mágico. O evento contou com a presença de inúmeras figuras públicas locais, desde logo, e entre outros, de José Manuel Ribeiro (presidente da Câmara de Valongo), Abílio Vilas Boas (presidente da Assembleia Municipal de Valongo), de João Morgado (presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde), bem como de Miguel Ângelo, o presidente da Associação Museu da Magia e grande impulsionador/obreiro deste projeto.

    Posteriormente à cerimónia de inauguração realizou-se no Fórum Cultural de Ermesinde uma Gala de Magia, que contou com a participação de nomes consagrados das artes mágicas do nosso país, tais como, Solange Kardinaly, José de Lemos, Rafael Titonelly, David Sousa, Zé Mágico, Ricardo Pimenta e André Gomes, todos eles portugueses, com várias participações constantes nas televisões nacionais e em eventos internacionais, sendo um campeão mundial português e outra campeã de Espanha no Congresso de Magia.

    foto
    No âmbito desta inauguração o presidente da Câmara referiu que, «crescemos como seres humanos quando conhecemos mais a história das coisas», acrescentando que o Museu da Magia será também um espaço para «fazer justiça, dar visibilidade e criar oportunidades, confirmando a Magia como uma arte maior».

    Por sua vez, Miguel Ângelo agradeceu o apoio da Câmara Municipal de Valongo que acreditou neste desafio e salientou que este espaço tem como objetivo divulgar a Magia e fazer famílias felizes. «Queremos que as famílias se divirtam e venham aprender Magia, o que para muitas pessoas começa com uma caixa ou um livro sobre magia», disse.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].