Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2022

    SECÇÃO: Desporto


    BASQUETEBOL

    CPN fechou uma época memorável com “chave de ouro”

    Juniores conquistaram em Ermesinde o seu título distrital da categoria
    Juniores conquistaram em Ermesinde o seu título distrital da categoria
    A secção de basquetebol do CPN encerrou, neste mês de junho, com “chave de ouro” uma época desportiva (2021/22) memorável e que irá ficar, por certo, na história do emblema da nossa cidade. Depois de em maio ter visto as suas equipas de sub-19 e de sub-14 conquistarem, respetivamente, os títulos de campeão nacional e de campeão distrital da 2.ª divisão das citadas categorias (na variante feminina), o CPN arrecadou em junho mais dois títulos, mais precisamente o de campeão distrital de sub-19 femininos e o de campeão distrital de sub-16 femininos.

    Começando pelas sub-19, estas viveram uma temporada inolvidável, já que após a já referida conquista do cetro nacional, no Barreiro, a 29 de maio, a equipa cepeenista carimbou no passado dia 5 de junho o título distrital da categoria. A turma da nossa cidade levou a melhor sobre os conjuntos do Club 5 Basket (de Rio Tinto), do Guifões, e do Coimbrões, numa fase final que se disputou no Pavilhão Municipal de Ermesinde, entre os dias 3 e 5 de junho. No encontro decisivo da prova, realizado no último dia da fase final, o CPN ganhou por esclarecedores 74-30. As atletas Carolina Moura, Ana Pinheiro e Isabella Jordain foram eleitas para o “5 ideal” desta fase final, sendo que esta última atleta foi eleita a MPV (jogadora mais valiosa) do torneio.

    Sub-16 conquistaram na Maia o título de campeãs distritais da categoria
    Sub-16 conquistaram na Maia o título de campeãs distritais da categoria

    SUB-16 SAGRAM-SE CAMPEÃS DISTRITAIS

    Quem também conheceu um mês de glória foi a equipa de sub-16 femininos. A turma ermesindense sagrou-se no dia 12 de junho campeã distrital da 1.ª divisão do citado escalão, um título conquistado no Pavilhão Municipal da Nortecoope, na Maia, local onde decorreu uma fase final que teve início no dia 10 de junho. Para além do CPN, a fase decisiva da edição 2021/22 do Campeonato Distrital de sub-16 femininos da Associação de Basquetebol do Porto (ABP) contou com a participação das equipas dos Salesianos, do CLIP, e do Maia Basket. As propagandistas venceram os três encontros disputados, isto é, na sexta-feira (dia 10) bateram os Salesianos por 61-38, no sábado (dia 11) derrotaram o CLIP por 58-29, e no dia 12 venceram a turma da casa, o Maia Basket, por 61-54.

    O mês só não foi totalmente perfeito para as sub-16 do CPN porque no fim de semana de 3, 4 e 5 de junho estiveram em ação na fase final do Campeonato Nacional da categoria, disputada em Lagos (Algarve). As cepeenistas só caíram no jogo decisivo, ante a Quinta dos Lombos, com quem perderam por 71-53, sagrando-se desta forma vice-campeãs nacionais deste escalão, cujo campeão é então o combinado da Quinta dos Lombos.

    Por sua vez, as sub-14 já haviam feito a festa no mês anterior na sequência da conquista do Campeonato Distrital da 2.ª divisão, sendo que no passado dia 19 de junho foi-lhes entregue o troféu e as medalhas alusivas a esse feito no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

    Equipa de sub-14 recebeu em Gondomar o troféu de campeã distrital da 2.ª divisão
    Equipa de sub-14 recebeu em Gondomar o troféu de campeã distrital da 2.ª divisão

    SECÇÃO FALA DE UMA ÉPOCA QUE A TODOS ORGULHA

    Chega pois ao fim uma época de glória para as hostes cepeenistas, sendo que na hora de fazer um balanço daquilo que foi 2021/22, os responsáveis pela secção de basquetebol referem que a temporada vai muito mais além do que os títulos arrecadados, embora salientem a importância que estes têm, tendo em conta que «são o culminar de muito trabalho». Nesse sentido, a secção destaca alguns factos vividos ao longo desta época e «que nos orgulham a todos», dizem. Desde logo o «histórico número» de 200 atletas inscritos na Federação Portuguesa de Basquetebol. «Este ano contabilizamos até ao dia de hoje (meio de junho) 201 inscritos, sendo que no setor feminino temos 148 atletas e no masculino, onde o clube tem crescido a um ritmo elevado, contamos com 53 atletas», referem os responsáveis cepeenistas, que sublinham pois o acréscimo de atletas masculinos como um dos momentos a reter da temporada. O facto de o clube ter realizado diversos eventos importantes e gratificantes, como por exemplo, o Torneio Internacional na abertura da época, o 1.º Torneio 3x3, e um Clinic de Formação com intervenientes de excelência em várias áreas, foram também momentos importantes que na sua visão aconteceram em 21/22. Isto a juntar ao facto de a coletividade ter visto serem chamadas às seleções nacionais e distritais, desde a de sub-12 à de sub-20, várias das suas atletas; de ter participado em torneios e organizado diversas concentrações da ABP e em muitos outros encontros amigáveis no escalão de minibasquete; sem esquecer, claro, o facto de a equipa sénior ter sido vice campeã nacional da 1ª Divisão e de ter subido à Liga Betclic Feminina.

    «Sem dúvida que fomos um clube vivo, mas não nos vamos acomodar e prometemos no próximo ano, mais e melhor. Se este ano já tivemos uma equipa mista nos sub-13, esperamos na próxima época ter uma equipa masculina a disputar o campeonato de sub-14», projetam os responsáveis da secção.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].