Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2022

    SECÇÃO: Educação


    PÁGINA DAS ESCOLAS

    Conversa(s) em linha com o escritor João Tordo

    foto
    Na quinta-feira, do passado dia 5 de maio de 2022, entre as 9h00 horas e as 9h55 horas da manhã, vinte e quatro alunos da turma 11.ºH juntamente com duas alunas do 10.º H do Agrupamento de Escolas de Ermesinde, tiveram a oportunidade de participar num encontro com o escritor João Tordo, alargado a vários agrupamentos e escolas não agrupadas, em formato de videoconferência.

    A conferência organizada pelo PNL (Plano Nacional de Leitura), em articulação com os CLE (Clubes de Leitura), juntamente com o coordenador João Teixeira, deu a estes alunos, tal como aos demais discentes das outras 60 escolas presentes, a oportunidade - ainda que a distância e por via digital - de estar na presença de um escritor já tão conceituado e ainda lhe colocar uma questão em nome do respetivo grupo de alunos.

    A primeira parte do evento consistiu numa apresentação do autor João Tordo, realizada na primeira pessoa, assim como na partilha pelo mesmo da jornada de escrita de alguns dos seus livros e até de histórias/momentos da sua vida que o inspiraram a criar algumas das suas obras. Afinal, tudo se resume ao conceito de pathos grego e a uma peculiar atenção às mais pequenas “coisas” da vida do quotidiano a acontecer, o que muitas vezes conduz o escritor a um final capaz de o surpreender…

    Após uns bons momentos de riso e de franca empatia foi dada a palavra aos alunos que iriam colocar as suas questões ao autor, prosseguindo-se a sessão em momentos igualmente muito interessantes de interação e ligação entre aquele e o público. Infelizmente, o tempo esgotou-se rapidamente e apenas algumas perguntas puderam ser colocadas, nenhuma delas do nosso agrupamento.

    Concluiu-se a sessão com a despedida de ambas as partes, acompanhada de uma sentida salva de palmas, e ainda com o envio de um conjunto de mensagens de agradecimento (registadas na caixa de diálogo do mesmo evento) pela disponibilidade e pela oportunidade proporcionadas. Venham mais destes encontros!

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].