Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2022

    SECÇÃO: Local


    Romaria de Santa Rita voltou em força a animar a nossa cidade

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    Regressou em força a Romaria de Santa Rita ao convívio com a nossa comunidade após dois anos de interrupção forçada pela pandemia. A tradicional festa voltou a animar a nossa cidade entre os passados dias 9 e 13 de junho, tendo atraído a si milhares de pessoas daqui... e não só, tendo em conta a devoção de que Santa Rita é credora para peregrinos de vários pontos da região! Prova disto aconteceu no dia 12 da parte da tarde, altura em que centenas de pessoas participaram na Procissão em Honra de Santa Rita, acompanhada este ano pela Banda Musical de S. Pedro da Cova.

    Mas por tradição, Santa Rita vai muito para além da parte religiosa, há a festa, e este ano foi farta e variada. No plano de espetáculos musicais, que atraíram milhares de pessoas ao local onde foi montado o palco das atuações, destacam-se os concertos da Bandalusa - que abriu as festividades na noite de 9 de junho, e que teve mais de 10.000 pessoas a assistir, de acordo com a Junta de Freguesia de Ermesinde -, de Marcus - que na noite de 10 de junho teve mais uma casa cheia a presenciar a sua atuação -, dos Per7ume - na noite de 11 de junho, concerto ao qual se seguiu o tradicional fogo de artifício -, de Joãozinho - que animou a noite de 12 de junho com os seus improvisos de concertina e acordeão -, e por fim de Denize Machado - que juntamente com a sua banda ofereceu uma última noite de festa cheia do samba.

    foto
    As festividades ficaram ainda assinaladas pelo Festival de Folclore, que na tarde de 12 de junho juntaram no palco das atuações o Rancho Infantil e Juvenil ADR Gandra, o Rancho Juvenil Vilar de Ferreiros (Vila Real), o Rancho de Vale Flores Feijo (Almada), e o Rancho Infantil e Juvenil Santiago de Gavião (de Vila Nova de Famalicão).

    A Associação Académica e Cultural de Ermesinde (AACE) teve uma participação muito ativa e diversificada nesta romaria. Foram algumas as valências da dinâmica associação da nossa cidade que se exibiram na festa e que concentraram em si milhares de olhares. No dia 11 de tarde, o grupo Sons com Bombos, uma das valências da associação, subiu ao palco para levar por diante o 1.ª Encontro de Bombos da AACE, evento que contou igualmente com a participação dos alfenenses dos Filhos da Pauta.

    Foto JFE
    Foto JFE
    No dia anterior, os elementos mais novos da AACE tinham animado a tarde, através das atuações dos grupos Danças Jazz, e Move On Dance, aos quais se juntaram outras escolas de dança da freguesia, como os grupos More Dance, MTV4 Dance, All Academy, Power Dance, e Attitude Dance.

    A organização da Romaria da Santa Rita foi, como é hábito, da responsabilidade da Junta de Freguesia de Ermesinde (JFE). Nesse sentido trocámos algumas palavras com o presidente da Junta, João Morgado, que nos começou por dar nota de «um balanço muito positivo, a avaliar pelos inúmeros email’s, sms’s, telefonemas e contactos pessoais que temos recebido», desta edição de 2022 da tradicional romaria.

    Foto JFE
    Foto JFE
    Como já antes referimos, pudemos constatar que houve uma adesão muito grande de público à romaria, quiçá um sinal de que as pessoas estavam desejosas de voltar a viver a romaria. A Junta confirmou este cenário, e nas palavras do seu presidente, «a avaliar pelo número de visitantes, que calculámos acima dos 45.000, não temos dúvidas em afirmar que a Romaria em Honra de Santa Rita foi um êxito. Fruto do confinamento que nos foi imposto nos últimos dois anos, a afluência de pessoas à romaria superou todos os anteriores indicadores. A boa disposição, a alegria e os sorrisos no rosto das pessoas que nos visitaram, foram suficientemente elucidativos de que a romaria foi um sucesso», frisou ao nosso jornal João Morgado.

    Foto JFE
    Foto JFE
    Apesar deste sucesso, houve algum “ruído” em torno do local de instalação de alguns divertimentos, mais precisamente os carrosséis, localizados no parque de estacionamento do cemitério n.º2. Questionámos o autarca no sentido de estas críticas, que surgiram sobretudo nas redes sociais, nos levarem a perceber que há cada vez mais falta de espaço para “montar” a festa, e nesse sentido como é que a Junta explica a opção tomada. Perante esta questão João Morgado começa por dizer que a JFE não escondeu que inicialmente sofreu alguma pressão, fundamentalmente nas redes sociais, contra a localização dos divertimentos. «A alteração do local para os mesmos, deveu-se, única e exclusivamente, à recusa por parte da proprietária na cedência do terreno, apesar de termos mantido, até à última da hora, a expectativa de continuarmos a utilizar o referido espaço. Esta esperança foi mantida pela própria. Face à recusa, outras alternativas foram equacionadas, desde a utilização de terrenos junto ao Seminário de Ermesinde a outros terrenos particulares, sempre pendentes de autorização e a necessitarem de uma dispendiosa intervenção, dada a instabilidade dos mesmos. Mais, para acederem aos divertimentos as pessoas teriam que atravessar a Avenida Duarte Pacheco o que acarretaria elevados riscos para a segurança de pessoas e bens. Equacionar a utilização de uma faixa de rodagem da mesma avenida estava fora de qualquer possibilidade, por se tratar de uma artéria com elevado tráfico rodoviário e impossibilitada de ser sujeita a corte de trânsito. Tivemos a coragem de apostar nesta solução sabendo que não era a ideal, mas com a certeza de não termos melhores alternativas. Tudo fizemos para minorar os constrangimentos, desde a utilização da Capela Mortuária da Igreja Matriz para todos os velórios, ao facilitar o acesso automóvel ao interior do Cemitério da Costa a eventuais cortejos fúnebres. Tivemos a colaboração dos agentes económicos do setor da diversão que não colocaram entraves à nossa decisão de, ao contrário do habitual, não instalarem som nos seus divertimentos. Enfim, a pandemia deu-nos tréguas, nós empenhámo-nos na organização da Romaria em Honra de Santa Rita e, modéstia à parte, estamos satisfeitos com os resultados alcançados», rematou o presidente da Junta.

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].