Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2022

    SECÇÃO: Local


    CORREIO DO LEITOR

    Iluminação pública em duplicado

    foto
    Conforme prova o meu trabalho de fotografia, que venho denunciando vai mais de um ano, e do qual volto agora a dar conta nas linhas que se seguem. Mas que os nossos alertas parecem cair em olhos que não querem ver, ou sequer talvez tomar conhecimento. Assim, volto ao meu modesto trabalho de esclarecimento. Se a foto pode ou não confundir, aqui ficam os dados.

    Primeiro, estas duas fotos apenas se referem ao período da tarde e ao horário de acendimento da iluminação pública, ainda com mais de uma hora pela frente, pelo menos na área de minha residência, junto ao cemitério Nº 1. Conforme está bem visível, a data e horário: ligado às 19H42, sendo que às 20H46 ainda com vários minutos antes do ocaso solar. Depois ainda temos mais cerca de 25 minutos, que não é necessária a iluminação artificial.

    foto
    Segundo, na parte da manhã, não fotografada, a mesma banalidade, ou seja, cerca das 5H00 da manhã já não é necessária luz artificial, mas a iluminação pública só era desligada às 06H20.

    Claro que me refiro à data que está registada nas fotos. Porque o automatismo de ligar e desligar a iluminação pública, funciona na perfeição. Acompanhando o evoluir dos horários do nascer e pôr do sol, o que me causa estranheza é o seguinte: se não for por razões técnicas, algo está mal e parece abusivo, estamos a ser iluminados em duplicado o ano inteiro. E muito em especial no tempo corrente em que todos somos incentivados à poupança de energia, para alívio das nossas carteiras e muito em especial do Meio Ambiente e do futuro dos nossos netos. Parece que se alguém está a ganhar com estes excessos, será a EDP, ou não? Junto as fotos, com horários comprovativos, deste alerta aos responsáveis. Certamente, e como tem sido normal, os nossos alertas parecem gostar imenso do cesto do lixo!

    João Dias Carrilho

    C C -45 45 02-

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].