Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2022

    SECÇÃO: Últimas


    Desagregação das freguesias de Campo e Sobrado aprovada pela Câmara de Valongo

    foto
    O executivo da Câmara Municipal de Valongo aprovou ontem, dia 19 de maio, a proposta de parecer sobre desagregação das freguesias de Campo e Sobrado.

    Na referida proposta apresentada na sessão pública camarária podia ler-se, entre outros argumentos, que «a referida agregação deu-se sem ter em qualquer consideração a disparidade do território, a vontade política e as características identitárias tão distintas de cada uma das freguesias. A par disso, e sem prescindir, a reorganização administrativa foi uma decisão tomada contra a vontade da população, e que, por isso, a sua rejeição foi sempre um sentimento transversal a todos os cidadãos, provenientes do meio político, autárquico e da sociedade civil, levando, inclusivamente, à apresentação de um abaixo-assinado na Assembleia da República, tendo em vista a reversão desta situação. Desde o primeiro momento que o Município de Valongo manifestou o seu desagrado com este processo, tendo pugnado pela reversão da situação e lutado, a par com a União de Freguesias, pela possibilidade de desagregação. A Lei n.º 39/2021, de 24 de junho, veio, finalmente e para gáudio de todos, permitir que pudesse operar-se a tão desejada desagregação e consequente reposição da identidade das freguesias e, em última instância, do território do concelho».

    O documento dava ainda nota de que a proposta de desagregação das freguesias de Campo e Sobrado foi aprovada em sessão de Assembleia de Freguesia realizada no passado dia 28 de abril, com parecer favorável da Junta da União de Freguesias de Campo e Sobrado.

    Este assunto transita agora para uma Assembleia Municipal Extraordinária, com vista a apresentar e votar a proposta de desagregação das Freguesias de Campo e Sobrado, sessão essa que irá ser realizada no próximo dia 26 de maio.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].