Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2022

    SECÇÃO: Desporto


    BASQUETEBOL

    Seniores cepeenistas entram com o pé direito nos play-off do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão

    Foto CPN/BASQUETEBOL
    Foto CPN/BASQUETEBOL
    O Campeonato Nacional da 1.ª Divisão de seniores femininos entrou neste mês de abril na fase de todas as decisões, isto é, os play-off, no sentido de se perceber quem irá subir à Liga Feminina da próxima temporada. E nos play-off está a equipa do CPN, a qual iniciou da melhor maneira esta fase, na sequência de uma vitória caseira (71-69) diante do Boa Viagem, dos Açores, jogo realizado no dia 24 de abril e alusivo a uma das meias-finais deste play-off.

    Reviveram-se os bons velhos tempos do basket cepeenista, com o Pavilhão Municipal de Ermesinde a arrebentar pelas costuras como nos tempos áureos do clube da nossa cidade na Liga Feminina, num ambiente formidável com tudo a postos para um grande jogo, em que o público presente tinha as expectativas em alta no sentido de ver como a jovem equipa ermesindense se portava ante a veterana e experiente equipa dos Açores. E as espectativas não saíram defraudadas, porque assistiu-se a um excelente espetáculo, quer na bancada, quer no recinto de jogo.

    Uma partida onde o equilíbrio foi a nota dominante do principio ao fim, em que o CPN acabou por ser mais feliz e venceu por um equilibrado 71-69, estando assim na frente desta meia-final e como tal a uma vitória de subir ao escalão máximo do basquetebol feminino nacional.

    Não podemos de deixar de dar aqui uma palavra de carinho para com as atletas cepeenistas e os seus familiares, pelo excelente apoio, e por certo sem eles a vitória teria sido quase impossível, dando mostras que a família do basquetebol do CPN está bem viva e unida. Foi uma noite onde o CPN e o basquetebol demonstraram que com pequenas ajudas, o clube pode regressar à Liga Feminina, o lugar onde por direito deve estar, visto o CPN ser das melhores escolas de basquetebol de Portugal, senão mesmo... a melhor. E provas disso não têm faltado ao longo da história.

    O segundo jogo desta meia-final está agendado para hoje, dia 30 de abril, nos Açores, e caso o CPN vença garante então a subida à Liga Feminina, mas caso perca haverá lugar a um terceiro e decisivo encontro para ver quem alcança essa subida.

    A PERFORMANCE DOS ESCALÕES DE FORMAÇÃO

    No que concerne aos escalões de formação do clube de Ermesinde, abril também foi um mês de início de decisões. A equipa de sub-14 começou uma nova fase do Campeonato Distrital da 2ª divisão, tendo a 24 de abril passado ido vencer a casa do NCR Valongo por uns concludentes 73-37, iniciando da melhor forma esta nova fase.

    Por sua vez, a equipa A de sub-16 deu este mês um grande passo para chegar à fase final do Campeonato Nacional, após receber e vencer o Beira-Mar por um expressivo 61-25, no passado dia 23 de abril. Foi um jogo onde se previa bastante equilíbrio como ficou demonstrado no 1.º período, onde a turma forasteira vencia por 14-16. Depois deste período, a equipa da nossa cidade melhorou a sua performance, e com uma defesa bastante determinada e com saídas rápidas para o contra-ataque começou a ganhar uma diferença bastante grande no marcador, acabando por vencer a partida, o que lhe permite pensar em chegar à fase final do Campeonato Nacional, quando faltam três jogos para o fim desta fase e onde o CPN segue em 1.º lugar na classificação.

    Já a equipa B de sub-16 recebeu e venceu, também a 23 de abril, a equipa do Vigorosa por um resultado bastante dilatado: 92-14, o que augura às ermesindenses um bom futuro, sendo esta uma equipa composta quase toda ela por atletas de primeiro ano.

    No que concerne ao escalão de sub-19, a jovem equipa B do CPN não foi muito feliz na visita ao reduto da equipa A do Desportivo de Leça, no dia 22 de abril, onde perdeu por 79-35. A equipa A continua no 1.º lugar do campeonato distrital, tendo muitas possibilidades de atingir a fase final do Nacional.

    Quem também continuam muito ativos são os basquetebolistas mais novos do CPN, os atletas do minibasquete, que ao longo do mês participaram em vários torneios.

    I CLINIC INTERNACIONAL DE TREINADORES EM ERMESINDE

    Entretanto, no passado dia 25 de abril, o CPN, com o apoio do Município de Valongo e da Associação de Basquetebol do Porto, realizou o I Clinic Internacional de Treinadores de Basquetebol, evento realizado no Pavilhão Municipal de Ermesinde.

    Estiveram presentes nomes como Ricardo Vasconcelos (Selecionador de Seniores Femininos de Portugal), Miguel Angel Ortega Marco (tetra campeão de Espanha da Liga Feminina e finalista da Euroliga feminina, e que no seu currículo ostenta também o cargo de selecionador espanhol, tendo ainda sido varias vezes campeão da Europa), Mário Simões (preparador físico que tem trabalhando com a Federação Portuguesa de Voleibol e com jogadores de futebol de altíssimo nível da Premier League inglesa) e Paulo Cunha (psicólogo).

    Desde formação em aspetos específicos do basquetebol. sobretudo na dinâmica dos bloqueios e aspetos defensivos, pudemos ainda assistir a palestras sobre a condição física e psíquica. Neste evento estiveram 70 treinadores de vários locais não só de Portugal, como também de Espanha e Itália, os quais tiveram a hipótese de melhorar os seus conhecimentos.

    No fim deste Clinic, o CPN endereçou um agradecimento muito especial a Câmara de Valongo, «pelo seu apoio sempre disponível para todas estas iniciativas. Sem o apoio do pelouro do Desporto nada disto seria possível acontecer. Um muito obrigado ao seu vereador Paulo Esteves Ferreira, que tem sido um grande pilar para estas iniciativas do CPN com a Câmara Municipal de Valongo. O nosso obrigado também à Associação Basquetebol do Porto e aos nossos preletores, que foram extraordinários.», frisou o emblema cepenista.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].