Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2022

    SECÇÃO: Destaque


    COMEMORAÇÕES DO 48.º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL

    Intervenção do presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, João Morgado

    foto
    48 anos passados desde o 25 de Abril de 1974, dia que hoje comemoramos e que desde essa data reconhecemos como o dia da Revolução dos Cravos, voltamos, porque nunca é demais, a lembrar os Capitães de Abril, que com coragem e generosidade restituíram ao Povo a Liberdade, colocando o país no caminho da Democracia. A todos eles estarei sempre grato. Sem eles não estaríamos nesta Sessão Solene de Comemoração.

    Saídos de uma pandemia, à qual nos dedicámos intensamente, protegendo os mais vulneráveis, confiantes de que novos tempos nos haviam de devolver o caminho por uma vida melhor, fomos assolados com tempos de guerra que nenhum de nós pensou viver.

    Sobre este trágico acontecimento falam as imagens que todos os dias nos chegam a casa. Nenhum de nós compreende porque se invade e arruína um país vizinho, ceifando vidas, levando a destruição e fome ao povo.

    Adivinham-se tempos difíceis para todo o mundo, como consequência desta guerra. Todos temos consciência de que os mais frágeis serão os mais sacrificados, devido, nomeadamente, à escassez de alimentos provocados pela destruição da Ucrânia.

    É nestes momentos que valorizamos a liberdade e é nestes momentos que tudo temos que fazer para a conservarmos.

    Muito se tem referido o facto de hoje vivermos mais tempo em liberdade do que no período negro do fascismo, período de tempo que nunca devíamos ter sequer vivido.

    Em liberdade conquistamos o direito à greve, ao voto, à manifestação. Conseguimos melhores salários, mais saúde, melhor e mais educação, melhor habitação, conseguimos a paz, pondo fim à guerra colonial que nos fez perder cerca de dez mil jovens, aos quais devemos juntar mais de 45 mil civis e elementos dos movimentos de libertação.

    Está tudo realizado? Não, nunca estará tudo realizado.

    Hoje mais do que nunca é necessário que o 25 de Abril seja sempre lembrado, para que todos saibam da importância de lutarmos por melhores condições de vida, para em Liberdade e em Democracia continuarmos a comemorar Abril.

    Viva a Liberdade.

    Viva a Democracia.

    Viva o 25 de Abril.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].