Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2021

    SECÇÃO: Últimas


    Oficina do Brinquedo (em Alfena) estará pronta no final do ano

    Fotos CMV
    Fotos CMV
    As obras Oficina do Brinquedo Tradicional Português, que irá ficar localizada em Alfena, deverão estar concluídas em dezembro deste ano, segundo anunciou a Câmara de Valongo.

    «Começa a ganhar forma o icónico edifício inspirado nas formas geométricas. O espaço incluirá uma galeria, bem como uma sala multiusos e a envolvente será adaptada para encontros de colecionadores, workshops, arranjo de peças, atividades de dinamização através da ação das indústrias criativas e exposições temporárias de espólios pessoais», refere a edilidade, que lembra ainda que o objetivo deste espaço «dar a conhecer o património material e divulgar também o património imaterial juntando os que criaram e recriam os objetos, para incentivar partilhas intergeracionais».

    foto

    O presidente da autarquia, José Manuel Ribeiro, visitou esta semana a obra que teve início em maio de 2021, tendo então dito que «a criação da Oficina do Brinquedo Tradicional visa congregar a vontade dos artesãos, dos valonguenses e do poder local autárquico, traduzindo um sonho muito antigo da população local, com a necessidade de preservar e divulgar uma faceta muito importante da identidade cultural concelhia. O brinquedo tradicional está vivo na memória de todos nós. Mais do que recordar a história, este projeto pretende preservar o saber fazer de gerações com abordagens inovadoras. Temos muita esperança neste projeto que vai associar a modernidade à memória e à tradição e que será mais um importante contributo para concretizar a estratégia de afirmação do concelho de Valongo não só na região, mas também no País e no Noroeste Peninsular. Sejam de madeira, metal ou plástico injetado, ninguém fica indiferente aos brinquedos de outros tempos, que se fabricaram e ainda fabricam não só em Alfena, mas também em Ermesinde», recordou o autarca.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].