Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-09-2021

    SECÇÃO: Destaque


    ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2021 - CANDIDATURA DO BLOCO DE ESQUERDA

    Bloco de Esquerda quer MELHOR ERMESINDE

    FLORENTINO SILVA
    FLORENTINO SILVA
    No dia 26 de setembro apresentamo-nos às próximas autárquicas por: MELHOR ERMESINDE! A nossa candidatura foca-se no reforço e continuação do trabalho que temos vindo a realizar na freguesia para melhorar a vida dos Ermesindenses, porque todos contam. Este será um momento decisivo!

    O compromisso com uma política que promova a dignidade e o bem-estar da vivência na freguesia de Ermesinde, sempre foi, e continuará a ser o nosso legado. Ermesinde, considerada, por muitos, um dormitório do Grande Porto, foi sempre alvo da mais agressiva descaracterização urbanística. Ermesinde não foi pensada como território de fixação e desenvolvimento económico, mas sim como um lugar de passagem e de especulação imobiliária. Queremos mudar o paradigma.

    O Bloco de Esquerda, sob o lema MELHOR ERMESINDE, apresenta-se com uma candidatura movida pelo processo de transformação para uma cidadania consolidada, baseada na melhoria das condições de vida de todas as pessoas, das condições de mobilidade e de habitação, incentivando à participação nas atividades locais, mitigando assim as desigualdades que se perpetuam. Assumiremos o desafio das alterações climáticas que vivemos, com a razão de partida para a reconfiguração da freguesia, com a criação de novos espaços verdes, envolvendo e sensibilizando cada uma e cada um para o novo modelo socioeconómico, de justiça climática e social. Uma freguesia, uma cidade que assuma a sua identidade, para os que cá estão e os que hão de vir.

    Ermesinde precisa de todos representados nesta candidatura, por uma freguesia sem desigualdades sociais, motora de desenvolvimento económico, onde a população se ajuda mutuamente, com mentalidade moderna e um futuro promissor.

    Nos últimos anos, a freguesia de Ermesinde tem perdido relevância no concelho de Valongo. Tem sido, por esta razão, um território contraditório. Mais populosa e das que mais contribui, tem ficado para trás no investimento público, piorando na limpeza urbana e espaços verdes.

    Mais grave ainda, é na atualidade assistirmos a uma ausência de ações concretas que apontem o caminho do futuro.

    Têm sido anos na sombra. O atual executivo, apático, sem rosto e à espera do consentimento, relegado para a condição da gestão do momento, não transforma, não valoriza o que de melhor a nossa terra tem: as suas gentes.

    Nós, Bloco de Esquerda, assumiremos uma política para uma MELHOR ERMESINDE, uma freguesia com norte em seis áreas fundamentais da nossa vida coletiva:

    - Na juventude, o futuro da nossa comunidade, passará por criar os alicerces para que os jovens possam desenvolver os seus projetos formativos e de vida, fundamentais para se integrarem e fixarem em Ermesinde. Para este desígnio, apoiaremos as organizações locais no desenvolvimento das atividades culturais, sociais e desportivas como forma de promover a emancipação e o enriquecimento pessoal e coletivo dos jovens. Procuraremos também envolver a comunidade e as instituições da freguesia a encontrar estratégias que promovam o emprego e a fixação dos jovens em Ermesinde.

    - Com a comunidade sénior, é necessária especial atenção, e por isso é urgente a reestruturação de acessos a centros de saúde, farmácias e outros serviços públicos, assim como a criação de transporte público direcionado aos mais vulneráveis. Ermesinde, como espaço comunitário, deve ser ouvido e envolvido na criação de uma política que garanta o bem-estar dos nossos seniores, contando com as nossas instituições para dinamizar as atividades que combatam o isolamento e que reforcem as relações de proximidade e de solidariedade. Pretendemos criar uma rede pública de cuidadores informais na freguesia para que ninguém fique para trás.

    - No apoio educativo e social, é urgente uma política de compromisso e envolvimento. No apoio à escola, promoveremos junto da comunidade e com as escolas, estratégias que possam contribuir para a formação integral de cada aluna e aluno, consolidando e enraizando o conhecimento sobre Ermesinde e o concelho, proporcionando a cultura da produção do conhecimento junto de todos os jovens. Propomos que a Junta de Freguesia, em parceria com a Câmara Municipal, disponibilize os recursos necessários para melhorar o desempenho escolar das crianças e jovens. A escola é mais que ensino, é também necessário assegurar o fornecimento alimentar gratuito a todas as crianças.

    foto
    Na área social, vamos aumentar o apoio ao comércio local, assim como todas as associações que trabalham com e para a comunidade. Entendemos que deve ser disponibilizado aos cidadãos um espaço de informação direcionado aos direitos individuais, sociais e laborais, combatendo toda e qualquer forma de racismo, xenofobia, ou qualquer outro tipo de discriminação.

    - Pelo ambiente e por mais e melhor limpeza urbana, é nosso objetivo a criação de espaços verdes na freguesia, espaços com mais árvores, valorizando a flora da nossa região. Exigimos mais e melhor limpeza urbana e o aumento da recolha seletiva de lixo doméstico. Pretendemos um debate alargado necessário à criação de uma consciência coletiva sobre uma política do presente e futura de ambiente, em que todos contam para uma freguesia mais limpa e que proporcione bem-estar a todos os Ermesindenses.

    - Por mais transporte e melhores acessibilidades, o Bloco de Esquerda defende que todos os locais da freguesia devem ser dotados de transporte público. Este, é o único garante de acesso aos serviços públicos, como farmácia, centro de saúde, espaço cidadão e conexão com os transportes existentes. Um transporte público de proximidade e adaptado às necessidades da população.

    - A democracia participativa, bandeira maior da candidatura que o Bloco de Esquerda apresenta nestas autárquicas, visa promover novos formatos para a participação da comunidade nas reuniões da Assembleias de Freguesia e criar a Assembleia de Freguesia dos Jovens, como estratégia para desenvolver uma cultura democrática, por um Ermesinde mais participativo e solidário.

    O futuro faz-se agora e todos contam: MELHOR ERMESINDE.

    1º Candidato BE à Assembleia de Freguesia de Ermesinde

    Florentino Silva

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].