Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2021

    SECÇÃO: Educação


    PÁGINA DAS ESCOLAS

    Saúde e Educação de mãos dadas na Escola Básica de São Lourenço

    foto
    Realizou-se, no dia 19 de março, nas turmas A e G do 5.º ano, uma atividade de articulação que envolveu as professoras em formação da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Escola Superior de Educação do Porto (ESE), Célia Machado, Cláudia Coelho e Diana Rocha, e estudantes do 1.º ciclo do curso de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (ESS.PP), no sistema de Ensino à Distância.

    O desafio foi lançado pela Professora Doutora Paula Clara Santos da ESS.PP à Professora Isabel Vilhena, docente da Escola Básica de São Lourenço-Ermesinde, que, por sua vez, desafiou as professoras em formação da ESE a envolverem-se nesta experiência.

    A preparação da atividade exigiu dinâmicas de trabalho colaborativo. Após um levantamento de necessidades feito através de um questionário online e da caracterização das turmas realizada pelas professoras Célia, Cláudia e Diana e disponibilizada pelo Agrupamento de Escolas de São Lourenço, a planta da Escola Básica de São Lourenço e o número de alunos que a frequentam, as professoras em formação e os estudantes da ESS que se encontram a frequentar a Unidade Curricular de Fisioterapia na Comunidade reuniram-se. Nessa reunião, foi organizado o plano de atividades que contemplava duas grandes temáticas As Pausas Ativas e o Alinhamento Postural, assim como estratégias de atuação conjuntas.

    O plano foi estruturado de acordo com as especificidades de cada turma. Para melhor se conseguir os objetivos desejados, e a abordagem aos temas fosse eficaz, as turmas foram divididas em grupos através de links criados no Google Meet. Os estudantes da ESS dividiram-se pelos vários grupos de alunos das turmas do 5.º A e 5.º G e desenvolveram sessões de promoção de saúde.

    As atividades envolveram recursos diversificados e inovadores como por exemplo TikToK, Quizizz, Just Dance e Worldwall, que foram motivadores e do agrado dos alunos.

    Salienta-se a pertinência da temática face ao contexto pandémico, pois promoveu a prática de atividade física e capacitou os alunos para a importância da variabilidade postural dentro do alinhamento, uma vez que estes se encontravam a assistir às aulas online.

    Findo o desafio, as professoras em formação da ESE, e os estudantes da ESS e os docentes reuniram-se para refletirem sobre o trabalho realizado, sendo o balanço desta articulação multiprofissional altamente positivo. Esta parceria revelou-se importante na formação dos estudantes das três instituições envolvidas. Aos estudantes ESS permitiu a vivência da intervenção comunitária no âmbito da saúde escolar, no atual contexto, e a partilha e aferição de práticas pedagógicas com as estagiárias da ESE. Aos alunos e professora do Agrupamento de Escolas de São Lourenço, assim como às professoras estagiárias da ESE, foi deixada a semente da importância de comportamentos saudáveis e quais as estratégias a usarem em contexto virtual e real para quebrar comportamentos sedentários.

    Além de um dia diferente, todos os agentes das diferentes comunidades escolares envolvidas saíram a ganhar com esta parceria.

    Cláudia Coelho, Conceição Teixeira,

    Isabel Vilhena e Paula Clara Santos

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].