Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2021

    SECÇÃO: Cultura


    Arrancaram as obras da Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português

    Fotos CMV
    Fotos CMV
    As obras da futura Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português arrancaram no passado dia 10 de maio. O ato de consignação da empreitada realizou-se na antiga escola de Cabeda, em Alfena, onde foram exibidas as novas imagens virtuais deste projeto inovador, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e do presidente da Junta de Freguesia de Alfena, Arnaldo Soares. O projeto tem o preço contratual de 3.658.782,71 euros, sendo que o investimento é financiado por fundos comunitários do Programa Norte2020. O prazo de execução é de 18 meses. De acordo com a Câmara, «a obra tem como objetivo dar a conhecer um aspeto singular da cultura tradicional concelhia, “o Brinquedo” nas suas diferentes facetas em termos de materiais: pasta de papel, gesso cartonado, celuloide, chapa, madeira e plástico; associando-o ao conhecimento de outros já existentes como a panificação e o fabrico de biscoitos, assim como da extração e transformação da lousa.

    Inspirado nas formas geométricas, o espaço incluirá uma galeria, bem como uma sala multiusos e a envolvente será adaptada para encontros de colecionadores, workshops, arranjo de peças, atividades de dinamização através da ação das indústrias criativas e exposições temporárias de espólios pessoais».

    foto
    Nesta sessão de apresentação foram apresentadas imagens virtuais da futura Oficina do Brinquedo, um espaço que vai preservar este património e a memória do brinquedo tradicional de Alfena e Ermesinde. Ali será contada a história das muitas fábricas do brinquedo que existiram nestas duas cidades, algumas destas unidades fabris já desaparecidas, bem como as histórias de quem lá trabalhou.

    «Esta foi mais uma batalha dura que conseguimos ganhar, pois só podíamos avançar com uma obra desta envergadura com financiamento comunitário. Com este projeto, que foi o mais complexo de todos, vamos conseguir executar a 100 por cento o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Município de Valongo, financiado pelos fundos europeus do Programa Norte 2020!», salienta José Manuel Ribeiro.

    foto
    Segundo o autarca, «a criação da Oficina do Brinquedo Tradicional visa congregar a vontade dos artesãos, dos valonguenses e do poder local autárquico, traduzindo um sonho muito antigo da população local, com a necessidade de preservar e divulgar uma faceta muito importante da identidade cultural concelhia».

    «O brinquedo tradicional está vivo na memória de todos nós. Mais do que recordar a história, este projeto pretende preservar o saber fazer de gerações com abordagens inovadoras. Temos muita esperança neste projeto que vai associar a modernidade à memória e à tradição e que será mais um importante contributo para concretizar a estratégia de afirmação do concelho de Valongo não só na região, mas também no País e no Noroeste Peninsular. Sejam de madeira, metal ou plástico injetado, ninguém fica indiferente aos brinquedos de outros tempos, que se fabricaram e ainda fabricam não só em Alfena, mas também em Ermesinde», refere o edil.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].