Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2021

    SECÇÃO: Saúde


    foto
    UMA QUESTÃO DE SAÚDE
    foto

    Chegou o tempo das alergias! E agora?

    Finalmente chegou a primavera e, com ela, os dias mais longos, solarengos e cheios de flores e árvores com folhas renovadas! Em princípio, tudo ótimo … mas, para algumas pessoas, primavera significa espirros, obstrução nasal e “pingo” no nariz (rinorreia). Porque é que estes sintomas surgem maioritariamente nesta época do ano? E de forma espontânea?

    Falemos então de rinite alérgica! Esta é, de uma forma simplificada, uma inflamação da mucosa nasal causada pela reação do sistema imunitário do organismo a um determinado alergénio (pólen, pó, ácaros, gramíneas (certos tipos de plantas) ou pele/pêlo de alguns animais) - daí ser mais comum na primavera!

    Geralmente, provoca sintomas semelhantes a uma constipação (espirros, congestão nasal, rinorreia), podendo também causar “comichão” (prurido) no nariz e garganta. Quando o prurido também é sentido nos olhos, muitos vezes associado a lacrimejo, podemos falar em rinoconjuntivite. Os sintomas costumam surgir pouco tempo após a exposição a alergénios. A maioria das pessoas apresenta sintomas ligeiros a moderados, que podem ser fácil e eficazmente tratados, apresentando maior sensibilidade a determinados alergénios.

    Em alguns casos, os sintomas de rinite alérgica melhoram ao longo do tempo, embora possa levar vários anos a ser verificada essa melhoria. Muitas vezes é difícil eliminar completamente potenciais alergénios, embora seja possível tomar algumas medidas para reduzir o tempo de exposição àqueles que são suspeitos de provocar os sintomas (diminuir o número de tapetes no caso de doentes com reação a ácaros, por exemplo).

    foto
    Quando os sintomas são bem conhecidos e ligeiros, além da evição de exposição a alergénios (dentro do possível), alguns fármacos de venda livre nas farmácias, como os anti-histamínicos (“anti-alérgicos”) e os sprays de lavagem nasal (“água do mar”), podem ser utilizados para melhorar os seus sintomas. A lavagem nasal com água do mar ou soro fisiológico é muito importante para controlar a sensação de obstrução nasal, podendo ser utilizada durante longos períodos de tempo, sem malefícios para o organismo.

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,00 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 12,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    Telma Lopes - Médica Especialista de Medicina Geral e Familiar, UCSP Campo ACES Maia/Valongo

    Catarina Rebelo - Médica Interna de Medicina Geral e Familiar, Matosinhos

     

    Outras Notícias

    · MEDICINA DE A a Z (Continuação)

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].