Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2021

    SECÇÃO: Cultura


    Bispo do Porto esteve na abertura da Arte in Excelsis - exposição do património artístico e religioso do concelho de Valongo

    Fotos CMV
    Fotos CMV
    O Bispo do Porto, D. Manuel Linda, esteve presente na abertura da exposição Arte in Excelsis, no passado dia 10 de abril, no Museu Municipal de Valongo. Esta mostra exibe o património artístico e religioso do concelho de Valongo. Alfena, Campo, Ermesinde, Sobrado e Valongo e ainda o Santuário Diocesano de Santa Rita e o Museu de Arte Sacra e Arqueologia do Seminário Maior do Porto expõem o seu património na exposição Arte in Excelsis, que conta ainda com uma peça representativa de Cristo na Cruz, da autoria do escultor Jorge Curval.

    «Com um legado material que vai do séc. XIV ao séc. XX, além de um conjunto de peças de arte sacra, objetos litúrgicos e paramentos, ao longo do percurso destacam-se pinturas com animação multimédia, painéis luz com fotografias inéditas e uma projeção de vídeo sobre o património construído. São verdadeiros tesouros de arte sacra que vêm à luz, desafiando o nosso conhecimento, despertando os nossos sentimentos, transportando-nos mais além… O Culto e a Cultura em perfeita união. É nesta premissa que assenta a sublime exposição sobre o património artístico e religioso do concelho, promovida pelo Município de Valongo», explica a Câmara de Valongo.

    foto
    «Pretendemos dar uma nova projeção à marca património religioso, sensibilizando o público para a sua invulgar riqueza, que importa valorizar e promover, no bom exemplo de cooperação entre o Estado, que é laico, e a Igreja. Mais do que uma montra de peças de arte, a abertura desta exposição ao público, é essencialmente um instrumento de conhecimento», disse o presidente da autarquia valonguense, José Manuel Ribeiro, que também marcou presença na inauguração oficial da exposição.

    Já D. Manuel Linda salientou a vertente popular da arte sacra: «É a arte para o povo e cujo mecenas/proprietário é o povo. E isso diz tudo».

    foto
    Entre os presentes na abertura oficial desta mostra encontravam-se, entre outras figuras, os quatro presidentes de junta do concelho bem como o pároco de Ermesinde, cónego João Peixoto.

    A exposição Arte in Excelsis poderá ser visitada até 31 de dezembro, no Museu Municipal Valongo, sendo obrigatória a marcação através do telefone 222 402 033 ou do email [email protected] . A entrada é gratuita, com horários e número de visitantes condicionados às normas impostas pela Direção Geral da Saúde, em vigor.

    Paralelamente à exposição Arte in Excelsis, o Município de Valongo instalou no eixo histórico da cidade três esculturas da autoria de Jorge Curval, alusivas a três momentos dos “Santos Passos da Paixão da Cristo”, recuperando assim uma tradição secular do concelho.

    As peças podem ser visitadas nos seguintes locais: Passo Segundo – “A Queda”, na Rua do Sol, junto à Praça Machado dos Santos; Passo Quinto – “Verónica”, na Rua de S. Mamede, junto ao Museu Municipal; e Passo Sexto – “Filhas de Jerusalém”, na Rua de Sousa Paupério.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].