Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2021

    SECÇÃO: Painel partidário


    EN 105: PSD pede intervenção do Governo para resolver conflito que prejudica a população de Alfena (Valongo)

    foto
    Os deputados do PSD eleitos pelo Porto apelam à intervenção do Governo para que seja ultrapassado o impasse em torno da competência para a realização de obras de reparação da Estrada Nacional 105, em Alfena, concelho de Valongo. Um conflito que, segundo o PSD, se arrasta “há demasiado tempo” e que prejudica a população local.

    Numa pergunta aos ministros das Infraestruturas e da Habitação, e da Administração Interna, esta segunda-feira, os deputados criticam o “jogo de empurra” de responsabilidades entre a Câmara de Valongo e a Infraestruturas de Portugal (IP). De um lado, a autarquia alega que cabe à empresa pública a “realização de reparações”; do outro, a IP considera que compete à autarquia a resolução dos problemas resultantes do “abatimento do pavimento ao coletor e das tampas” de saneamento básico e de abastecimento de água.

    Para o PSD, é inaceitável o “endosso permanente de responsabilidades, que prejudica em primeiro lugar a população ali residente, e que deixa prenunciar a ocorrência de acidentes rodoviários graves”.

    “A população de Alfena vem contestando o facto, pois os aluimentos persistem e as intervenções pontuais – os ‘tapa buracos’ – disfarçam pontualmente o problema, mas não o resolvem”, alerta o PSD.

    A EN 105 é uma estrada nacional que integra a rede nacional de estradas de Portugal, ligando Alfena a Guimarães, como alternativa à N14 que segue para Braga, passando pelos distritos de Porto e Braga. Na zona de Alfena, esta via está muito degradada, fruto do trânsito de veículos que evitam as portagens da A41, mas também da circulação de veículos pesados de mercadorias, de dia e de noite, sobrecarregando e danificando ainda mais o piso de uma via que não está preparada para este volume de carga.

    O PSD pergunta:

    1. Será que não é possível um entendimento entre estas entidades?

    2. Será que não é possível uma solução para o problema?

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].