Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2021

    SECÇÃO: Cultura


    ÁGORArte – Associação Cultural e Artística completou 18 anos

    foto
    A Ágorarte nasceu formalmente em 23 de fevereiro de 2005, mas já desenvolvia atividades culturais há pelo menos dois anos, daí que se considere que existe há 18 anos.

    Ao longo destas quase duas décadas, foram desenvolvidas vertentes culturais na área da Poesia, Visitas de Estudo, Caminhadas, Conferências e inúmeras outras atividades. Uma das suas valências mais conhecidas é a Universidade Sénior de Ermesinde, pensada desde o início da fundação da associação, seria criada em 2010. Atualmente, apesar da Covid-19 impedir o normal desenvolvimento de todo o plano de ação previsto, continua em atividade desde o início deste ano letivo (19 de outubro de 2020), com aulas online a ocorrerem regularmente, distribuídas de segunda a sexta-feira, das seguintes disciplinas: Cultura Geral, Economia, Ginástica, História da Arte, História Contemporânea, Inglês I, Italiano, Portugal e o Mundo, Sociedade e Cidadania, Viola II e Yoga.

    Apesar da Pandemia impedir a celebração festiva do 18.º aniversário, tal não inviabilizou que esta associação tenha recordado a efeméride, com a elaboração de um cartão e de um cartaz alusivos ao evento, enviados a todos os associados da Ágorarte, no dia do aniversário, onde a direção pretendeu reafirmar que esta associação se mantém bem viva e a aguardar ansiosamente a possibilidade de voltar às atividades presenciais e ao vivo, que todos desejam.

    Síntese histórica

    A origem da atual Ágorarte remonta ao dia 21 de março de 2003 – “Dia Mundial da Poesia” – quando no Auditório da Escola Secundária de Ermesinde, então sob a designação de “ÁGORA – Grupo de Dinamização Cultural de Ermesinde”, se começou a dar corpo a este projeto cultural, com a sua primeira apresentação em público.

    No entanto, a Ágorarte, propriamente dita, haveria de nascer oficialmente, quase dois anos depois, no dia 23 de fevereiro de 2005, no 1.º Cartório Notarial do Porto, por escritura pública, ficando a denominar-se “AGORARTE – Associação Cultural e Artística”, sendo aprovados também os respetivos estatutos. Estes, entretanto, já sofreram várias alterações.

    Principais Valências

    As principais valências da Ágorarte são as seguintes:

    - Universidade Sénior de Ermesinde (USE) - nasceu no dia 26 de março de 2010. A maioria das suas aulas funciona no Edifício Faria Sampaio (Polo II), junto à Loja do Cidadão, em Ermesinde.

    As disciplinas, lecionadas por mais de duas dezenas de professores, em regime de voluntariado, são as seguintes: Artes Decorativas, Espanhol, Economia, Francês, Pintura, Ginástica, Hidroginástica, História Local e Regional, História Contemporânea, Informática I e II, Inglês iniciação, I e II, Yoga, Rendas e Bordados, Sociedade e Cidadania, Fotografia, Cavaquinho, Teatro, História da Arte, Cantigas d’Ouvido, Danças Tradicionais, Italiano, Viola I e II, Envelhecimento Ativo, Português e Portugal e o Mundo.

    No seio de algumas dessas disciplinas foram surgindo, por iniciativa dos seus docentes, e com a anuência dos respetivos alunos, alguns grupos vocacionados para espetáculos de animação musical e cultural, nomeadamente os seguintes: Cantigas d’Ouvido, Adufeiras, Cante Norte (cante alentejano), Danças Tradicionais e Teatro.

    Outras valências da Ágorarte são: o Clube do Livro, Roteiros Culturais, Jograis do Leça, Cordas Soltas, Danças de Salão, Ermes (Grupo de Pedestrianismo) e Oficina das Letras / Poesia.

    Foi pena que a pandemia inviabilizasse mais uma vez (já o ano passado aconteceu o mesmo) a celebração festiva deste aniversário que já estava a tornar-se um evento cultural da cidade, uma vez que se exibiam várias valências da coletividade, havia grupos convidados e toda a festa decorria num espaço público e era aberta à cidade.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].