Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2021

    SECÇÃO: Destaque


    Município de Valongo é pioneiro na adesão ao projeto “La Città dei Bambini”

    foto
    O Município de Valongo tornou-se pioneiro, a nível nacional, ao aderir ao projeto internacional “La Città dei Bambini” (A Cidade das Meninas e dos Meninos), o qual é inspirado na vontade do envolvimento das crianças no processo de tomada de decisão, na construção de um território mais inclusivo e amigo das crianças.

    A proposta foi aprovada na reunião pública da Câmara de 18 de fevereiro passado.

    De acordo com a referida proposta «o Município de Valongo, tem estado atento a iniciativas que promovam uma cidadania ativa, com vista a um salutar desenvolvimento da sua comunidade, em termos de igualdade de oportunidades, bem-estar, segurança e sustentabilidade económica». A “La Città dei Bambini” é um projeto que remonta ao início dos anos 90, e desde então, a Câmara Municipal de Fano tem vindo a articular com cidades italianas interessadas em aderir ao projeto, tendo resultado em iniciativas que envolveram centenas de cidades, e a organização de encontros internacionais para crianças, educadores e administradores. A proposta explica ainda que «em 1996, o Instituto de Psicologia do Conselho Nacional de Pesquisa de Roma, constituiu um grupo de pesquisa para o apoio e coordenação das cidades que aderiram ao projeto e para o estudo dos efeitos das suas atividades na mudança do ambiente urbano, e, de 2001 a 2008, Roma adere ao projeto e assume o papel de cidade líder dentro da rede “La Città dei Bambini” - “A Cidade das Meninas e dos Meninos”. Este projeto, que podemos designar como laboratório comunitário, é inaugurado com a colaboração do Instituto de Ciências e Tecnologias de Cognição do Consiglio Nazionale delle Ricerche (CNR)».

    O CNR colabora no desenvolvimento e coordenação do projeto internacional, e o “La Città dei Bambini” e inaugura o primeiro Conselho das Crianças da Cidade de Roma, composto por 42 “Vereadores de Escolas Primárias” que representam os 19 municípios que a constituem. Este projeto defende que desde tenra idade, as crianças são capazes de interpretar e expressar as suas próprias necessidades e contribuir para a mudança na sua cidade. Este projeto acredita que vale a pena dar-lhes a palavra, chamando-os a participar, porque talvez em sua defesa e pelo seu bem-estar, é possível pedir aos cidadãos adultos mudanças que dificilmente estariam dispostos a aceitar e a promover por outras razões. Esta iniciativa propõe alterar o parâmetro e passar do homem adulto, trabalhador, para a criança. É proposto que se consiga que o decisor político “desça os seus olhos ao nível de uma criança”, de modo a não perder de vista ninguém. O projeto defende que uma cidade apta para crianças é uma cidade apta para todos. A grande ênfase que o projeto coloca no protagonismo das crianças e no seu direito de participar nas decisões que as afetam, não pode de forma alguma ser usada pelos adultos como desculpa para as suas responsabilidades. O projeto, através das ideias e propostas das crianças e através da implementação dos seus projetos, visa construir uma cultura da “infância nos adultos” e especialmente naqueles que governam, para que saibam utilizar as suas decisões tendo incorporado o pensamento e as exigências das crianças.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].