Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2020

    SECÇÃO: Últimas


    Câmara de Valongo lança amplo processo participativo na 2ª Revisão do Plano Diretor Municipal

    O Município de Valongo vai promover nos próximos meses um amplo processo participativo na elaboração da 2ª Revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), com o apoio da Universidade de Aveiro. Tal ação, «pretende estimular uma cultura de cidadania ainda mais exigente, através de um conjunto de iniciativas abertas a todos os cidadãos, com enfoque nas crianças e jovens», avança a autarquia em comunicado.

    «Com este amplo Processo Participativo, pretendemos não só recolher de modo inovador os contributos dos cidadãos para a elaboração do seu PDM, mas também promover uma inovadora dinâmica intergeracional de reflexão sobre o seu território e consolidação de práticas de intervenção cidadã cujo alcance e ganho para a vida cívica do Concelho perdurará para além da própria elaboração deste instrumento de gestão territorial», considera José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo, salientando a importância decisiva do envolvimento das crianças e jovens através da iniciativa pioneira no nosso país «V4.0 - O futuro construído pelas crianças e jovens de Valongo».

    O mesmo comunicado diz ainda que se trata de «um projeto específico para a participação das crianças e jovens (desde o pré-escolar ao secundário) nas decisões do futuro do território e na construção do Plano Diretor Municipal de Valongo. No decurso do processo participativo procurar-se-á desenvolver o espírito crítico de crianças e jovens para os desafios do planeamento e ordenamento, fomentar desde cedo práticas de participação cívica, e apelar à sua criatividade e capacidade de inovação. Os contributos recolhidos serão sistematizados e incorporados no Plano Diretor Municipal, desde que adequados aos objetivos, pressupostos e condicionantes legais deste instrumento de gestão territorial».

    O processo participativo de revisão do PDM terá a sua apresentação pública em duas sessões, pelas 21h00, amanhã dia 20 de outubro, no Auditório Dr. António Macedo – Valongo, e na quarta-feira, dia 21 de outubro, no Fórum Cultural de Ermesinde. Serão cumpridas todas as medidas de segurança e distanciamento recomendas pela DGS para este efeito, sendo necessária inscrição prévia através do link https://www.cm-valongo.pt/p/pdm2020

    Estas sessões inserem-se também na programação da Semana Europeia de Democracia Local do Município de Valongo.

    foto
    .

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].