Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2020

    SECÇÃO: Local


    TESTEMUNHO DE JACINTO SOARES

    Manuel Carneiro - O «Pintor Rebelde»

    foto
    Foi precisamente com este título que escrevi, num livro sobre o património de Ermesinde, uma resenha biográfica sobre o meu amigo que, agora, desapareceu do nosso convívio. A nossa amizade é antiga e remonta ao Patronato de S. Lourenço, onde os jovens de Ermesinde aprendiam a «doutrina».

    Passou pela Escola Soares dos Reis, onde graças a conhecidos e categorizados mestres, se iniciou no restauro de arte sacra, sobretudo nos douramentos e «fingimentos». A pintura é, no entanto, a sua expressão artística favorita, embora se torne um exímio artista na modelação e restauro de estuques artísticos.

    O seu feitio brincalhão e a propensão para o humor e camaradagem, levam-no, a partir dos anos oitenta, a abrir o seu «atelier» na Travagem e a lançar-se na aventura de trabalhar por sua conta. Aqui, «tocava a tudo», como gostava de dizer, fazendo de cada novo cliente um novo amigo. São desta altura, também, os célebres “cacos”-bocados de ardósia, alguns em forma de concha, onde criava motivos pintados à mão.

    Foi nesta altura, meados dos anos oitenta, que nos encontrámos na CMV, onde a sua criatividade e génio foram postos ao serviço da renovação e arranjo de peças antigas, estando a maioria delas, no Museu da Câmara, ao tempo, Museu Dias Oliveira.

    Célebre pela história que envolve é a recuperação, feita por si, da conhecida estátua da República, que os «Monárquicos do Norte» lançaram para a rua, quando invadiram a sala das sessões, em 1919.

    Falar das tuas obras e trabalhos de vários tipos que deixaste por este país fora, ocuparia várias linhas desta homenagem/lembrança que te devia fazer, porque tu bem a mereces, nesta hora de partida.

    Como recordação da nossa amizade vou deixar nas páginas da VE, a foto da obra de que eu mais gosto - pintura em tela do «Presépio na Igreja do Senhor do Livramento, em S. Miguel –Açores».

    R.I.P.

    Jacinto Soares

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].