Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-07-2019

    SECÇÃO: Destaque


    XXVI - FEIRA DO LIVRO DO CONCELHO DE VALONGO

    Sophia de Mello Breyner Andresen visitou a feira no meio de alguns contratempos!

    foto
    No dia 13 de julho de 2019, à noite, numa parceria entre a Ágorarte, Associação Cultural e Artística, e a CMV/Biblioteca Municipal de Valongo, tendo como pretexto o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen,o professor Carlos Faria, coordenou e dirigiu uma Conferência, que contou com a preciosa colaboração da prestigiada professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e da Universidade Fernando Pessoa, Maria do Carmo Castello Branco de Sequeira.

    No Espaço Livro (no exterior) e a uma hora não muito adequada a tão relevante ato (o povo pouco habituado a dar importância à literatura e poesia portuguesas, pese embora se tratasse de uma “Feira do Livro”, invadiu positivamente o espaço onde decorria a Conferência, fazendo dele caminho para o auditório exterior do Parque Urbano, onde iria exibir-se dentro de pouco tempo a artista Ana Bacalhau), que ficou seriamente prejudicado, tornando-se muito incómodo, desolador até, para quem teve a incumbência de o organizar devidamente.

    Acabou por sentir-se de algum modo defraudada a entidade organizadora na pessoa do seu presidente da Direção que para dar o maior relevo possível a este evento de grande importância cultural convidou pessoas de excecional craveira científica e técnica, como foi o caso da professora Doutora Maria do Carmo Castello Branco de Sequeira, com um percurso académico extraordinário e relevante, e da Dra. Conceição Lima, conhecida produtora do programa “A hora da Poesia”, da Rádio Vizela, também com brilhante curriculum vitae e bem conhecida em vastas zonas do País.

    Colaborou também, como declamadora a aluna da USE Fátima Saavedra. Podemos concluir que valeu o esforço de todos os envolvidos para conferir a dignidade que a ideia merecia, apesar de se ter perdido toda a riqueza dos poemas de Sophia, superiormente declamados.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].