Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2019

    SECÇÃO: Local


    Os “Jograis do Leça” apresentam “Azul e Lágrimas”

    Foto ÁGORARTE
    Foto ÁGORARTE
    Foi na Escola Secundária de Ermesinde, na presença de alunos do 10.º Ano de História A, e do 8.º Ano, do 3.º Ciclo, turmas lecionadas pela Professora Alice Sanches, que os“Jograis do Leça”, uma das valências da Ágorarte, fez a estreia do seu mais recente trabalho – “Azul e Lágrimas”.

    Num auditório repleto, com jovens ansiosos por ver o que ali se iria passar, marcaram presença também alguns professores, incluindo a Dr.ª Isabel Fernandes, vice-presidente da Direção, que, reforçando as saudações e os votos de boas-vindas, formulados na abertura pela Dr.ª Alice Sanches, se congratulou com esta iniciativa, para a qual desejou muito sucesso. Afirmou ainda a disponibilidade pessoal e da Direção da Escola, para colaborar com outras propostas que venham a ser apresentadas.

    O professor Carlos Faria, presidente da Ágorarte e membro dos Jograis do Leça, agradeceria mais tarde a amabilidade do convite e a simpatia dispensada ao Grupo por todos os presentes. Lembraria ainda que, este espaço, já foi palco de outras visitas da Ágorarte, nomeadamente para sessões de Poesia e de Cinema.

    Feitas as apresentações e desfeito o nervosismo inicial, coube aos alunos do 10º Ano, a sempre difícil tarefa de serem os primeiros a mostrarem o fruto do esforço e empenho que aqui os trouxe.

    Tendo como base as temáticas curriculares relacionadas com os descobrimentos e o mar, fazendo uso das palavras sábias de Camões e de Fernando Pessoa, os jovens, declamadores e atores, fizeram, com um nível apreciável, para espanto de alguns e satisfação de todos, jus às proezas dos portugueses de então, na representação da peça “O Bojador”.

    Na mesma senda seguiram os Jograis do Leça. Mas, quem melhor o pode descrever, senão quem assistiu? Eis quatro (de alunos do 8.º ano e de alunos do 10.º) dos muitos depoimentos de alunos colhidos, nas aulas da Professora Alice.

    “O teatro a que assistimos na sexta feira foi muito interessante, os poemas e as músicas eram muito bonitas, as pessoas leram muito bem. Valeu a pena “… Catarina, 8.ºD.

    “Os Jograis do Leça cantam muito bem, leram poemas muito lindos e curiosos” …“foram inovadores” … “e gostei ainda mais da felicidade e do gosto com que o fazem“… “com estas atuações aprendemos muito, devíamos repetir” … Andreia, Ana, Nuno e Helena, 8.ºD

    “A apresentação dos Jograis do Leça foi uma motivação para ler “Os Lusíadas”, de Luís de Camões. A dramatização e a música relacionaram-se com o tema e foi uma maneira interessante de aprender. (…) Achei bastante divertido e inspirador, o facto de jovens, adultos e idosos se interessarem pela História, o que nos motiva a aprender mais” … Carina Oliveira, 10.ºG.

    “Eu gostei desta atividade, pois foi possível aprender sem recorrer ao manual. Esta peça “O Bojador,” dos alunos e “Azul e Lágrimas “, dos Jograis do Leça ensina-nos que nada é impossível e que podemos ir sempre mais longe, basta querer. Não ensina só isso, ensina, também, que para superarmos alguns objetivos temos de lutar e sofrer por isso”… 10.ºG.

    No final, após serem brindados, com as calorosas palmas, os seniores foram ainda presenteados pelos alunos, de forma agradavelmente carinhosa, com flores e beijos.

    Parabéns a eles e aos professores que se empenham deste modo.

    Faça-se-lhes a vontade. Repita-se a experiência.

    Por: Alfredo Silva

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].