Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2019

    SECÇÃO: Local


    NOTICIAS DA UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ERMESINDE

    USE participa na V Gala de Danças Regionais

    Foto USE
    Foto USE
    Sem desmerecer de outras atuações, de outros convites, de outros palcos, a participação do Grupo de Danças Tradicionais da USE na V GALA DE DANÇAS REGIONAIS, realizada no pretérito dia 16 de maio, na Sala d’Ouro do Pavilhão Multiusos de Gondomar, constituiu o ponto alto de um período particularmente ativo, do grupo liderado pelos mestres António Peixoto e Adélia Gomes.

    Período que começou ainda em abril, no auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde, com a participação nas comemorações do 1.º Aniversário do Núcleo de Ermesinde da Refood. Numa festa que contou com a presença de diversas instituições da cidade, coube ao grupo da USE, encerrar, da melhor maneira, uma tarde bem animada e de fortes apelos à solidariedade e ao voluntariado.

    Seguiu-se, a convite da Associação Académica e Cultural de Ermesinde, a participação no Dia Mundial da Dança (comemorado a 29 de abril), que se realizou no Fórum Cultural de Ermesinde no dia 5 de maio. Nem o facto de o convite ter sido feito com pouco mais de 48 horas de antecedência, nem a circunstância de nesse dia se comemorar o Dia da Mãe, o que desfalcou ligeiramente o grupo, foi óbice a uma magnífica prestação dos dançarinos, bem sublinhada com entusiásticos aplausos da assistência.

    Aplausos que redobraram quando mestre António Peixoto, na sequência da apresentação de danças e cantares venezuelanos, e das palavras do Gliver Cruz Rios, venezuelano e professor de Danças Criativas da AACE, se solidarizou com o sofrimento do povo venezuelano.

    Sendo mais uma das várias iniciativas anuais da RUTIS (Rede de Universidades da Terceira Idade), a organização da V Gala de Danças Tradicionais, foi da responsabilidade da Universidade Sénior de Gondomar (USG), que primou pela simpatia e organização esmeradas, merecendo, por isso, os parabéns das Universidades participantes (para além da da casa, estiveram as de Ermesinde, Coimbra, Tábua e Almada).

    Os doze pares da USE (mais o porta-bandeira) foram os últimos a subir ao palco, para, com chave de ouro, encerrarem as atuações dos grupos das cinco universidades seniores. Não deixando os seus créditos por mãos alheias, com a entrega e alegria que os caracterizam, dançaram as modas de terras do Douro (Zebreiros) e da Maia, de Matosinhos e S. Mamede, passando também pelo Minho e Beira Baixa. Não foi, por isso, difícil cativar a atenção e entusiasmo da assistência e, claro, dos grupos congéneres, que não foram parcos em aplausos e elogios. Mais uma excelente atuação, para constar no álbum de recordações.

    A encerrar esta animada tarde de convívio e de troca de experiências, Ana Borga, diretora da RUTIS, Carla Ferreira da C. M. de Gondomar e António Braz, bem como as madrinhas (alunas da USG) que acompanharam desde o início, cada uma das Universidades, subiram ao palco para as palavras finais e entrega de lembranças a todos os participantes da V Gala de Danças Regionais.

    Por: Alfredo Silva

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].