Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-01-2019

    SECÇÃO: Local


    EFEMÉRIDE

    Recordando o Padre Luís Vieira dos Santos

    foto
    O Padre Luís Vieira dos Santos, que paroquiou a freguesia de Ermesinde durante quatro décadas (foi o 2.º pároco que mais tempo esteve à frente desta paróquia), nasceu na Senhora da Hora (Matosinhos), no dia 28 de maio de 1921, e era filho de António Vieira dos Santos e de Adelaide de Jesus Morais.

    Frequentou os estudos básicos na Senhora da Hora e no Colégio Universal, fazendo exame do 2.º ano, no Liceu Alexandre Herculano, no Porto.

    A seguir, decidiu começar a trabalhar, como ajudante de seu pai, que era despachante na Alfândega do Porto.

    Aos 17 anos, porém, sentiu-se chamado pela vocação sacerdotal e ingressou no Seminário, frequentando o 1.º ano no Colégio dos Carvalhos, por se encontrar em obras o Seminário.

    No ano seguinte entrou para o Seminário de Vilar, onde completou o Curso Liceal. Seguiu, depois, para o Seminário da Sé, onde frequentou Filosofia e Teologia, sendo ordenado sacerdote no dia 3 de agosto de 1947.

    No mesmo ano, em 17 de agosto, celebrou Missa Nova, na sua terra natal.

    Em novembro de 1947, foi nomeado coadjutor da freguesia de Santa Marinha de Gaia e, dois anos depois, pároco da freguesia de Campelo, concelho de Baião, onde permaneceu durante sete anos. Veio, aos 35 anos, paroquiar Ermesinde, em substituição do Padre Avelino Moutinho Moreira da Assunção (que morrera no dia 26 de outubro de 1956), e aqui esteve quarenta anos, entre 1956 e 1996.

    Não é muito vulgar tão longa e profícua permanência a paroquiar uma freguesia. Quarenta anos é uma façanha histórica, digna de registo. Pois foi esse o tempo - quase meio século - que o Rev.º Luís Vieira dos Santos esteve, como Pároco, a orientar espiritualmente os católicos de Ermesinde, ministrando-lhes os sacramentos e celebrando os atos litúrgicos, exercendo, em suma, o múnus sacerdotal.

    Feitos os 75 anos de idade, já um pouco cansado da rotina do dia-a-dia pastoral, o Rev.º Luís Vieira dos Santos, após uma caminhada difícil e trabalhosa, mas feita com zelo e dedicação, deixou os seus paroquianos em 5 de outubro de 1996.

    Foi ele o grande obreiro da construção do novo templo católico - a atual Igreja Matriz de Ermesinde, erguida entre 1968 e 1981 - à qual se devotou de alma e coração.

    Como Pároco da freguesia fez um trabalho relevante, mostrando-se exemplar no modo como orientou os paroquianos e como os serviu religiosa e espiritualmente. Em sua memória existe no átrio de acesso ao corpo central da Igreja Paroquial de Ermesinde, a sua efígie em bronze.

    Quando deixou Ermesinde foi morar para a casa onde nasceu, situada na Senhora da Hora, herança de seus pais. Na Missa de Ação de Graças ao Padre Luís, realizada em 26 de setembro de 1996, a ampla Igreja de Ermesinde estava completamente cheia de fiéis que, assim, quiseram testemunhar a sua gratidão ao Sacerdote que durante quarenta anos evangelizou os ermesindenses.

    O Padre Luís Vieira dos Santos faleceu no dia 9 de janeiro de 2013, aos 91 anos, evocando-se este mês o 6.º aniversário.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].