Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-01-2019

    SECÇÃO: Local


    XV Concurso de Cultura Geral da RUTIS

    Foto USE
    Foto USE
    Sem atingir o brilhantismo do ano passado – ano de estreia – em que após ter vencido a sua semi-final, lutou, ombro a ombro, com os favoritos até às perguntas finais, a Universidade Sénior de Ermesinde participou, condignamente, em mais uma iniciativa da RUTIS – Rede de Universidades da Terceira Idade.

    O certame – XV CONCURSO DE CULTURA GERAL – teve lugar na tarde de 25 de janeiro, no Pavilhão Multiusos de Odivelas e contou com a participação de 19 Universidades Seniores (2 das inscritas não responderam à chamada).

    Porém, o convívio das universidades seniores – pois é de convívio que se trata independentemente de títulos ou prémios – começou da parte da manhã. Após a receção aos participantes, partiu-se para os roteiros culturais programados.

    À USE, coube fazer uma visita à União das Freguesia de Pontinha e Famões, mais concretamente ao “Quartel da Pontinha”, onde outrora esteve instalado o Regimento de Engenharia 1 e atualmente está sediada a Unidade de Intervenção da GNR. Foram os elementos deste corpo, que registaram a presença dos visitantes e lhes franquearam a entrada, conduzindo-os ao Núcleo Museológico do Posto de Comando do MFA, onde os esperavam os técnicos da Câmara Municipal de Odivelas, que orientaram a visita.

    Na entrada deste espaço, célebre, por aí se ter instalado, na noite de 24 para 25 de Abril de 1974, o posto de comando do MFA, é possível percorrer, através de painéis com a descrição de jornais e fotografias, os momentos cruciais das primeiras 48 horas da “Revolução dos Cravos”. A sala seguinte reproduz, com a fidelidade possível, o posto de comando onde pontificam as figuras dos majores Otelo Saraiva de Carvalho, Sanches Osório e Garcia dos Santos, do capitão Luís Macedo, dos tenentes-coronéis Hugo dos Santos e Lopes Pires e do comandante Vítor Crespo. Nas salas seguintes é possível apreciar os trabalhos fotográficos de um profissional da terra e do consagrado Alfredo Cunha

    Desta visita, constou ainda a exibição de um pequeno filme que ficciona alguns dos momentos mais decisivos e marcantes daquela madrugada libertadora, quase religiosamente acompanhado pelos assistentes, oriundos das Caldas da Rainha, Lisboa, Agualva e Mira Sintra, que com a USE partilhavam a sala. Sala para onde, esclareceu o guia, foi conduzido, por Salgueiro Maia, o ex-Presidente do Conselho, Marcelo Caetano, que aí pernoitou na companhia de Silva Pais, chefe da PIDE, Rui Patrício, ministro dos Negócios Estrangeiros e de Silva Cunha, ministro da Defesa.

    Após o almoço,por iniciativa do aluno da Universidade Sénior de Odivelas, Carlos Almeida, que acompanhou a USE do primeiro ao último minuto, sempre solícito e afável, foi possível apreciar alguns exemplares de arte urbana, dos muitos que existem no concelho de Odivelas.

    De regresso ao pavilhão, onde a azáfama já era grande, houve oportunidade para, num ambiente de descontração e sã camaradagem, cumprimentar alguns colegas de outras universidades, conhecidos de outras lides.

    Entretanto, mesmo sem a presença do presidente da RUTIS, Luís Jacob, que tardou em chegar, dá-se início à sessão, com o sorteio das equipas para as três meias-finais. A sorte foi madrasta para a USE (terceira a sair do pote) já que, colocou, como competidores duas equipas já vencedoras, Academia Sénior de Lisboa, Universidade Sénior de Vila Franca de Xira e a UNISEIXAL, que o ano passado disputou a finalíssima.

    (...)

    Leia esta notícia na íntegra na edição impressa.

    Nota: Agora pode tornar-se assinante da edição digital por 6 euros por ano. Após fazer o pagamento (de acordo com as mesmas modalidades existentes na assinatura do jornal impresso) deverá enviar-nos o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas, por e-mail, as 12 edições em PDF.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].