Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2018

    SECÇÃO: Desporto


    Alguns capítulos que marcaram o desporto local em 2018...

    foto
    JANEIRO

    1 de janeiro: O ano civil começava com uma notícia trágica para a “família” ermesindista. O capitão da equipa de juniores do Ermesinde 1936, João Amorim, falecia aos 18 anos na sequência de um atropelamento por um autocarro em Águas Santas. O jogador seguia de bicicleta quando foi atropelado pelo veículo pesado.

    21 de janeiro: O Parque Aventura da Lipor, localizado em Ermesinde, acolhia pela primeira vez uma prova de Ciclocrosse Internacional de categoria C2, inscrita no calendário da UCI – Union Cycliste International. Organizada pela Candibyke – Associação de Ciclismo, com apoio da autarquia de Valongo, esta prova de âmbito Internacional foi dirigida a atletas de alta competição, federados e teve a colaboração da Federação Portuguesa de Ciclismo. Presentes estiveram cerca de duas centenas de ciclistas vindos de várias zonas do país e restante Europa.

    27 de janeiro: O Pavilhão Municipal de Ermesinde era palco da 3.ª edição do prestigiado (a nível nacional e internacional) Festival “Professor Toni Pinto”. Este evento de danças de salão foi organizado pela Escola de Dança José Torres (do CPN) com o apoio da Câmara de Valongo e da Junta de Freguesia de Ermesinde. Presentes estiveram 280 bailarinos (140 pares) de gabarito internacional, com idades compreendidas entre os oito e os 50 anos, vindo de Espanha, Rússia e, claro está, Portugal.

    foto
    FEVEREIRO

    4 de fevereiro: O CPN sagrava-se neste dia campeão distrital de basquetebol no escalão de sub-16 femininos. As cepeenistas revalidavam assim o título conquistado na temporada transata, depois de no Pavilhão Municipal da Póvoa do Varzim terem levado a melhor sobre o Coimbrões, o Clube António Aroso e o MaiaBasket, as restantes equipas que marcaram presença nesta fase final.

    10 e 11 de fevereiro: Sobrado voltou a ser durante dois dias a capital do hóquei indoor a nível nacional. O pavilhão municipal desta freguesia voltou, um ano mais, a acolher as fases finais dos campeonatos nacionais dos escalões de sub-13 e sub-18. No evento estiveram envolvidos cerca de 100 atletas. Em ambos os escalões o título foi conquistado pelo Lousada.

    13 de fevereiro: Um evento desportivo em prol de uma causa solidária, assim foi o Free Trail Solidário de Carnaval. Com partida e chegada junto à Biblioteca Municipal de Valongo este evento foi constituído por duas distâncias: um Trail de 15 km e uma Caminhada de 7 km. O valor apurado (das inscrições) reverteu a favor da causa “Vamos apoiar o Rodrigo”, com vista à aquisição de uma cadeira de rodas específica, adaptada a este menino.

    18 de fevereiro: Cerca de 200 pilotos, maioritariamente de nacionalidade portuguesa e espanhola, participaram na prova de motociclismo inserida no Portugal Hard Enduro Series – Extreme Valongo, que teve a partida em frente ao edifício da Câmara Municipal de Valongo e chegada junto à Biblioteca Municipal de Valongo.

    24 e 25 de fevereiro: O Complexo de Ténis da Vila Beatriz, em Ermesinde, recebeu nestes dias mais uma edição do Ermesinde Pink Tour, prova integrada naquele que é o único circuito feminino a nível nacional. Esta competição reuniu na nossa Cidade 41 tenistas de clubes da Associação de Ténis do Porto (ATP). Joana Baptista e Madalena Amil, do Boavista, foram as vencedoras desta segunda etapa do circuito da ATP.

    foto
    MARÇO

    4 de março: Terminavam neste dia as fases finais das taças Bilharsinde, competição de pool português, nascida em Ermesinde. O evento teve lugar no Arrábida Shopping, tendo ao longo de uma semana (a competição tinha começado no dia 23 de fevereiro) evoluído naquele espaço comercial cerca de 400 jogadores.

    13 de março: Jorge Lopes colocava um ponto final numa ligação de cinco anos ao Ermesinde 1936. O treinador deixava, por sua iniciativa (alegando que precisava de descansar), o comando técnico do clube ao qual estava ligado desde a fundação deste, em 2013. Jorge Lopes deixava para trás um percurso recheado de êxitos: três títulos de campeão distrital e outras tantas subidas de divisão. No dia seguinte, a Direção do Ermesinde 1936 anunciava publicamente que António Tavares seria o novo treinador da equipa principal verde-e-branca. Mas, as mexidas no banco ermesindista não iriam ficar por aqui, como veremos mais à frente.

    17 de março: A equipa de juvenis do CPN recebia neste dia as medalhas referentes à conquista do título de campeão regional da 1.ª Divisão de andebol, alcançado no mês anterior.

    24 e 25 de março: A Cidade de Valongo recebeu nestes dias a primeira prova do Campeonato de Portugal de Trial 4x4 de 2018. 26 equipas estiveram em pista, divididas por cinco categorias, tendo Rui Querido, campeão em título, sido o grande vencedor desta etapa inaugural.

    25 de março: O Pavilhão Municipal de Ermesinde foi novamente palco da Gala de Mérito Desportivo do Concelho de Valongo. Nesta iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Valongo foram homenageadas mais de 500 pessoas, incluindo atletas individuais, 38 equipas e 26 dirigentes desportivos, que se destacaram na época desportiva 2016/2017, conquistando títulos a nível local, regional, nacional e internacional, em diversas modalidades - ciclismo, hóquei em patins, futebol, basquetebol, taekwondo, BTT, entre outras. No que concerne à nossa freguesia o destaque foi para o Ermesinde 1936 e o CPN, cujos dirigentes, atletas e treinadores subiram por diversas vezes ao palco para serem homenageados ao longo desta noite de festa.

    foto
    ABRIL

    29 de abril: O Ermesinde 1936 concluía neste dia a sua participação no campeonato da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto. Na última ronda, os ermesindistas saíram goleados na deslocação ao terreno do Nun’ Álvares por 1-4. Contudo, os verde-e-brancos alcançavam o grande objetivo da época: a manutenção no escalão maior da Associação, ao terminarem em 12.º lugar, com 30 pontos.

    foto
    MAIO

    12 e 13 de maio: Jornada de glória para os nadadores do CPN. Neste fim-de-semana a Piscina Municipal da Póvoa do Varzim acolheu os Campeonatos Nacionais de Verão de Natação Adaptada. Os atletas cepeenistas trouxeram para Ermesinde um total de 18 medalhas! Ainda neste mês, o nadador José Ribeiro e a treinadora Ana Querido seriam convocados para representar a seleção nacional no Campeonato do Mundo de Natação DSISO, que iria ter lugar entre os dias 19 e 28 de julho, no Canadá.

    13 de maio: Os Magriços de Ermesinde organizavam neste dia mais uma edição do seu tradicional Passeio de Cicloturismo, que contou com a presença de 106 ciclistas oriundos de vários pontos da região norte. O pelotão percorreu todas as freguesias do concelho de Valongo, num total de 35km. Este evento serviu para assinalar o início das comemorações do 50.º aniversário da coletividade, que na semana seguinte encerrava estas comemorações com um sarau cultural no anfiteatro exterior do Parque Urbano de Ermesinde.

    foto
    JUNHO

    1 de junho: Concluía-se em Valongo a 4.ª etapa da 28.ª edição do Grande Prémio do Jornal de Notícias, em ciclismo. Numa tirada que ligou Santo Tirso à sede do nosso concelho, Daniel Mestre foi o primeiro a cortar a meta. No entanto, a competição (que havia tido início no dia 28 de maio) seria ganha pelo segundo ano consecutivo por António Carvalho, ciclista da equipa W52-FC Porto/Sobrado.

    1 a 3 de junho: A equipa de andebol do escalão de juvenis do CPN carimbou neste fim-de-semana a subida à 1.ª Divisão Nacional da categoria, após vencer a Fase de Apuramento do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, realizada na Pampilhosa (Mealhada).

    3 de junho: Mais de 600 atletas participaram em Alfena no Trail dos 4 Caminhos, prova que integrou a Taça de Portugal de Trail e o circuito dos trilhos de Valongo. O evento foi organizado pelo Grupo Desportivo dos 4 Caminhos, numa parceria da Junta de Freguesia de Alfena e Câmara Municipal de Valongo.

    16 e 17 de junho: Teve lugar nas imediações da Biblioteca Municipal de Valongo a 4.ª Prova da Taça de Portugal XCO-C2, inscrita no calendário da Union Cycliste Internationale. Cerca de 300 ciclistas, oriundos de várias zonas do país e da restante Europa, participaram nesta prova de âmbito Internacional, organizada pela Candibyke - Associação de Ciclismo, com a colaboração da Federação Portuguesa de Ciclismo e com o apoio da Câmara Municipal de Valongo e da Junta de Freguesia de Valongo.

    foto
    JULHO

    1 de julho: Terminava neste dia o II Torneio Internacional de Minibasquete do CPN. Mais de 350 jovens deram vida a este evento que foi dividido pelo Pavilhão Municipal de Ermesinde e pelo Pavilhão do CPN. Estiveram na competição (que havia começado no dia 30 de junho) 26 equipas - em representação de 14 clubes e três associações distritais de basquetebol -, repartidas pelos escalões de sub-12 (femininos e masculinos), sub-10 (femininos) e sub-8 (femininos).

    7 de julho: Foram conhecidos neste dia os campeões dos cinco escalões da Superliga Bilharsinde, competição de pool português.

    foto
    AGOSTO

    1 a 12 de agosto: Realiza-se a 80.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta. Raúl Alarcon, ciclista do W52-FC Porto/Sobrado, venceu pelo segundo ano consecutivo a competição. No final da competição, o Largo do Passal, em Sobrado, foi palco da aguardada festa de consagração da equipa de ciclismo portista, que tem ligações àquela freguesia do nosso concelho. Centenas de pessoas esperaram até de madrugada pela chegada dos ciclistas que venceram, individual e coletivamente, a 80.ª edição da Volta.

    3 de agosto: Numa cerimónia pomposa realizada no anfiteatro exterior do Parque Urbano da nossa Cidade, o Errmesinde 1936 fazia a apresentação oficial do seu plantel sénior com vista à temporada de 2018/19.

    foto
    SETEMBRO

    2 de setembro: Realizou-se neste dia a 5.ª edição do Zupper Urban Trail, prova organizada pelos ermesindenses do Clube Zupper que se desenrolou por diversas artérias da nossa Cidade. O certame foi composto por duas corridas, uma de 15km e outra de 10km. Neste evento foi ainda integrada uma caminhada de 5km. 250 atletas, vindos de vários pontos do país, participaram na competição, que teve início e fim junto ao Complexo Desportivo dos Montes da Costa. Algumas semanas mais tarde, o clube anunciava a coorganização com a Câmara de Valongo e a Junta de Freguesia de Ermesinde da Corrida S. Silvestre de Ermesinde - agendada para o dia 28 de dezembro -, após um ano de interregno.

    14, 15 e 16 de setembro: Neste fim-de-semana os caminhos do basquetebol de formação vieram, um ano mais, dar a Ermesinde. O Pavilhão Municipal de Ermesinde e o Pavilhão do CPN são palco da primeira parte do Torneio Internacional “Valongo - Capital do Basquetebol”. Catorze equipas vindas de vários pontos do país e não só, já que presentes estiveram as francesas do Basket Club Montgermont, disputaram um torneio que foi dividido em três escalões, a saber, sub-14. sub-16 e sub-19 (todos na variante feminina). No fim-de-semana seguinte foi a vez do Pavilhão Municipal de Campo receber a segunda parte da competição, nos escalões de sub-14 (masculinos e femininos), sub-16 (masculinos e femininos), sub-18 (masculinos) e sub-19 (femininos).

    foto
    OUTUBRO

    11 a 14 de outubro: Madrid foi palco do Campeonato da Europa de MMA, prova onde esteve presente Fábio Vale, atleta do Centro de Artes Marciais Mistas de Ermesinde - Carlos Resende, em representação da seleção nacional.

    27 de outubro: O CPN festejava neste dia o seu 77.º aniversário, numa cerimónia que decorreu no auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde. Este momento festivo serviu igualmente para o clube homenagear os seus atletas e equipas; agraciar os sócios que completam 25 e 50 anos de associados; e proceder à apresentação das suas secções.

    foto
    NOVEMBRO

    3 de novembro: Quatro atletas da secção de patinagem do Centro Social e Paroquial de Alfena estiveram em destaque na Taça da Europa da modalidade, que decorreu em Málaga (Espanha) entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro. Diogo Costa, Vítor Castro, Andreia Oliveira e Sara Soares foram os patinadores alfenenses que estiveram ao serviço da seleção nacional, tendo trazido para Portugal uma medalha de prata e três medalhas de bronze.

    13 de novembro: Jorge Costa anunciava a sua saída da presidência da Direção do Ermesinde 1936, alegando motivos de ordem pessoal. Para o seu lugar entrou o até então vice-presidente Alberto Costa, que passou assim a exercer funções de presidente interino do clube. Novembro foi na verdade um mês conturbado para os ermesindistas. No plano desportivo, a equipa principal averbou quatro derrotas consecutivas no campeonato da Divisão de Elite, facto que originou a saída do treinador António Tavares. Para o seu lugar entrou o até então treinador dos juniores verde-e-brancos, Ricardo Vital.

    foto
    DEZEMBRO

    1 de dezembro: O CPN recebeu neste dia a 5.ª edição do Torneio de Xadrez “António Torcato”. Presentes estiveram 18 xadrezistas, tendo Américo Moreira vencido a competição pelo segundo ano consecutivo.

    5 de dezembro: Notícia triste para o desporto nacional. Falecia Joaquim Leão, antigo ciclista nascido e residente em Sobrado, que se celebrizou ao vencer a Volta a Portugal em Bicicleta em 1964, ao serviço do FC Porto.

    8 de dezembro: Realiza-se a 6.ª edição do Trail Noturno de Valongo, o mais antigo Trail Noturno da região que é uma referência no norte do país e que integra também o Circuito Trilhos de Valongo. Este ano, no conjunto das três distâncias e para proporcionar um evento com a máxima segurança e de qualidade a todos os participantes, as inscrições foram limitadas a 700 atletas.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].