Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-12-2018

    SECÇÃO: Local


    Rosa Veloso venceu a edição de 2018 do concurso Alma do Fado

    Fotos CMV
    Fotos CMV
    Chegou ao fim na noite de 1 de dezembro passado a edição de 2018 do concurso Alma do Fado. À semelhança de anos anteriores, a gala final teve lugar no Fórum Cultural de Ermesinde, cuja Casa de Espetáculos foi pequena demais para acolher o número público que ali se deslocou para conhecer o(a) sucessor(a) de Pedro Pereira - o vencedor do concurso do ano passado. Este ano o convidado especial, o fadista José da Câmara, interpretou vários temas do seu reportório. O acompanhamento esteve a cargo de Lino Lobão (viola de fado), Miguel Silva (Guitarra portuguesa) e Nelito (contrabaixo).

    José da Câmara integrou ainda o júri do evento, que contou também com Goreti Dias (escritora), Maria João Coelho (cantora), José Manuel Carvalho (músico, professor e maestro), Salomão Abreu (músico, psicólogo e maestro) e o fadista Pedro Pereira, que como já foi referido venceu a edição do ano transato do concurso.

    Os finalistas apurados nas eliminatórias realizadas em Alfena, Campo/Sobrado, Ermesinde e Valongo foram os seguintes: Carla Alves (Maia); Dinocrato Marques (S. João da Madeira); Horácio dos Santos (Valongo); Joana Pereira (Valongo); José Eduardo (V.N. Gaia); Mafalda Campos Leite (Santa Maria da Feira); Magali Vieira (Marco de Canaveses); Manuel Vigário (Valongo); Maria da Glória (Aveiro); Maria João Lira (V. N. de Gaia); Martim da Silva (Maia); e Rosa Veloso (Fafe).

    foto
    E a grande vencedora foi precisamente esta última concorrente, que na gala final interpretou o tema “Maria Severa”. No pódio, para além da vencedora, classificou-se, em segundo lugar a valonguense Joana Pereira, que interpretou “Prece” e em terceiro ficou o maiato Martim da Silva, com o fado “Se ao menos houvesse um dia”.

    O evento Alma do Fado – Concurso de Fado Amador de Valongo é uma organização da Câmara de Valongo em parceria com a Associação Cuca Macuca e o Jornal Novo Regional e contou com o apoio de várias empresas e das Juntas de Freguesia de Campo/Sobrado, Ermesinde e Valongo.

    Aquando da atribuição dos prémios, o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, realçou o interesse da iniciativa, salientando o facto do evento se realizar há oito anos, manifestando o desejo de que continue na senda da qualidade que tem granjeado.

    Recorde-se que o vencedor ganhou direito a gravar um CD e recebeu ainda um cheque de 500 euros, sendo que o segundo recebeu um cheque de 350 euros e um fim de semana no Douro e o terceiro um cheque de 250 euros.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].