Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-12-2018

    SECÇÃO: Destaque


    REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VALONGO

    31 associações vão ser apoiadas pela Câmara com 180.000 euros para formação

    foto
    A Câmara Municipal de Valongo (CMV) aprovou unanimemente no dia 6 de dezembro em reunião pública do seu executivo a proposta de celebração de Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo para a época de 2018/19. No total, serão 31 as associações desportivas de todo o concelho que irão ser beneficiadas com um valor global de 180.000 euros. Este apoio traduz-se num incentivo à formação desportiva no seio das associações.

    O vereador com o pelouro do Desporto da CMV, Paulo Esteves Ferreira, referiu que esta verba foi aumentada – relativamente a anos anteriores – o que significa uma maior ajuda às associações para que estas fomentem o desenvolvimento do desporto junto das camadas mais jovens, permitindo assim que os pais não tenham de levar os seus filhos para outros concelhos no sentido de praticar desporto. O vereador explicou ainda que a autarquia disponibiliza um apoio adicional aos clubes/associações que tenham instalações próprias e como tal não tenham de recorrer às infraestruturas da CMV. Apoio esse que é de 26.000 euros. Paulo Esteves Ferreira salientou que esta proposta de celebração de Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo é uma clara aposta na formação desportiva, acrescentando que é um investimento pesado por parte da câmara, recordando ainda que juntando as isenções de pagamento de taxas de utilização de instalações desportivas conferidas aos clubes/associações, o apoio da autarquia sobe para cerca de meio milhão de euros.

    De referir que cada uma destas 31 associações irá receber uma verba distinta, de acordo com o número de atletas que tem ou não federados nas suas fileiras, do número de modalidades que possui, ou se utiliza instalações próprias para a prática desportiva, ou se recorre às infraestruturas municipais para o fazer. As 31 associações/clubes que serão beneficiados com esta medida são os seguintes: Clube Karaté de Valongo, Centro Social e Paroquial de Alfena – Hóquei em Patins, Associação de Ténis de Valongo, Associação Taekwondo de Valongo, Inteligência Corajosa – Associação de Desportos de Combate, Academia Equestre de Campo, Sporting Clube de Campo, Associação de Defesa Pessoal de Alfena, Associação de Ciclismo Nuno Ribeiro e Rui Vinhas, Atlético Clube Alfenense, Associação Desportiva de Valongo, Clube Desportivo da Palmilheira, Clube de Natação de Valongo, Clube de Propaganda da Natação (CPN), Associação de Taekwondo Estrelas do Susão, Clube Zupper, Ermesinde Sport Clube 1936, Núcleo Cultural e Recreativo de Valongo, União Desportiva Cultural e Recreativa da Bela, União Desportiva Valonguense 1937, Núcleo Desportivo do Colégio de Ermesinde, Grupo Dramático e Recreativo da Retorta, Associação Tradicional Hanguk Moo Sool, Clube de Ténis de Ermesinde, Futebol Clube Estrelas Susanenses, Associação Desportiva e Recreativa da Gandra, Clube Karaté de Alfena, Clube de Karaté Budo Dojo, Associação Social Cultural de Sobrado, Clube Desportivo de Sobrado e Associação Centro Social Figure Skating do Centro Social e Paroquial de Alfena.

    VOTO DE PESAR POR JOAQUIM LEÃO

    Esta sessão ficou ainda marcada pela apresentação por parte do presidente da Câmara, José Manuel Ribeiro, de um voto de pesar pelo falecimento (na véspera da realização da reunião) do antigo ciclista sobradense Joaquim Leão, com 75 anos, vítima de doença. Joaquim Leão ficou célebre por ter vencido a Volta a Portugal em 1964, ao serviço do Futebol Clube do Porto, clube pelo qual se sagrou ainda em seis ocasiões campeão nacional e venceu a edição de 1966 da Clássica “Porto-Lisboa”. Este voto de pesar seria aprovado por unanimidade.

    Ainda no período antes da Ordem do Dia, o PSD apresentou a proposta de um voto de louvor à equipa feminina do Clube de Natação de Valongo, por ter alcançado uma inédita subida à 2.ª divisão nacional da modalidade de natação. Voto este que seria igualmente aprovado de forma unânime.

    PSP DE VALONGO VAI TER NOVA ESQUADRA

    foto

    A reunião pública do mês de dezembro teve início com um anúncio feito por José Manuel Ribeiro: de que a PSP de Valongo iria ter uma nova esquadra. O edil informou que havia sido publicada naquele dia uma portaria no Diário da República dando permissão à Câmara para avançar com uma obra que há muito é desejada. O autarca relembrou que a atual esquadra da PSP de Valongo não apresenta condições dignas, sendo que este anúncio vem resolver assim um problema que se arrasta há anos. O edil informou ainda que a nova esquadra se vai situar no Mercado Municipal de Valongo, um local estratégico, mais central, e que desta forma irá servir melhor as pessoas. As obras irão decorrer entre 2019 e 2020, sendo um investimento de cerca de 800 mil euros - 764.150,94 euros, mais IVA, verba que será suportada na totalidade pelo Ministério da Administração Interna, mas com a intervenção a ser conduzida pela Câmara, de acordo com a informação veiculada posteriormente pelo autarca à agência Lusa.

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].