Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-10-2018

    SECÇÃO: Destaque


    621 livros e 180 tablets entregues aos agrupamentos de escolas do concelho

    Foto MIGUEL BARROS
    Foto MIGUEL BARROS
    Os seis agrupamentos de escolas do Concelho de Valongo receberam das mãos da autarquia valonguense 621 livros e 180 tablets, no âmbito do projeto de combate ao insucesso escolar “MAIS VAL – Melhores Aprendizagens, Inovação e Sucesso em Valongo”, que tem a promoção das competências da leitura como um dos seus eixos estratégicos e como principais objetivos diminuir em 12 por cento a percentagem de alunos com pelo menos uma negativa no 2.º ciclo do ensino básico, bem como reduzir em 26 por cento as taxas de retenção no 1.º e 2.º ciclos.

    A cerimónia da entrega simbólica dos livros e dos tablets decorreu na Biblioteca Municipal de Valongo, na manhã de 18 de outubro passado, tendo contado com a presença de dirigentes e professores afetos aos seis agrupamentos de escolas, entre outros Álvaro Pereira e José Miguel Marques, respetivamente os diretores do Agrupamento de Escolas de Ermesinde e do Agrupamento de Escolas de S. Lourenço.

    Esta cerimónia foi conduzida pelo presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, que antes de proceder à entrega simbólica dos livros e dos equipamentos informáticos proferiu algumas palavras. Começou por sublinhar o orgulho que a autarquia sente no projeto MAIS VAL, «que de forma muito simples visa não deixar ninguém para trás. Temos de combater o insucesso e abandono escolar e atuamos na primeira fase de aprendizagem dos menino(a)s», salientou o edil, frisando que «só com um investimento robusto na promoção da leitura nas escolas é possível alcançar as metas ambiciosas deste projeto». José Manuel Ribeiro acredita que «as pessoas que leem são diferentes enquanto cidadãos. Uma pessoa com hábitos de leitura não é igual a uma pessoa que não lê, já que uma pessoa que não tem hábitos de leitura está parado. Ler faz-nos saber mais, sentir mais e sermos mais plenos como pessoas, como cidadãos. Um leitor ativo é uma pessoa que também se envolve de forma diferente na vida em comunidade», considerou, acrescentando que esta aposta na compra de novos livros que também está a ser feita na Biblioteca Municipal e nos Polos de Leitura Municipais tem tido resultados muito positivos, «pois em quatro anos o número de leitores triplicou, superando atualmente os 10.000 inscritos».

    Como já vimos, foram entregues às bibliotecas escolares das 38 escolas do concelho – desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário – um total de 621 livros, que se traduziu num investimento de cerca de 6000 euros, face aos 256 exemplares e 2300 euros despendidos no ano letivo anterior. Quanto aos 180 tablets, que também serão distribuídos pelos seis agrupamentos escolares, vão permitir que cada agrupamento disponha de um kit de 28 tablets, sendo que esta aquisição teve um custo de cerca de 60.000 euros, alvo de financiamento comunitário, e será complementada com a criação, ainda durante o presente ano letivo, de uma sala de aula de futuro em cada Escola Básica do 1.º ciclo do concelho.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].