Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-10-2018

    SECÇÃO: Destaque


    Escola Básica 2,3 de S. Lourenço inaugurou a sua sala do futuro

    Fotos CMV
    Fotos CMV
    Foi inaugurada na tarde de 15 de outubro a sala do futuro da Escola Básica 2,3 de S. Lourenço, o projeto, que, recorde-se, foi um dos 12 projetos vencedores da edição de 2018 do Orçamento Participativo Jovem de Valongo (OPJV).

    A cerimónia de implementação do projeto contou com as presenças dos presidente e vereador da Educação da Câmara de Valongo, respetivamente José Manuel Ribeiro e Orlando Rodrigues, do presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, João Morgado, e de vários dirigentes do Agrupamento de Escolas de S. Lourenço, com realce para o seu Diretor, José Miguel Marques. Presente esteve igualmente um grupo de alunos do 9.º D, eles que foram os mentores deste projeto.

    Com uma imagem futurista, onde as novas tecnologias imperam, saltam à vista os tablets e um enorme quadro interativo que a partir de agora estarão acessíveis a toda a comunidade escolar do referido estabelecimento de ensino.

    Antes de descerrar a placa que abre oficialmente esta sala futurista instalada no piso superior do Bloco A da escola, José Manuel Ribeiro recordou o processo da implementação do OPJV no nosso concelho. «Quando aqui chegamos (à liderança da Câmara) tínhamos poucos recursos financeiros, mas queríamos muito implementar em Valongo os orçamentos participativos, algo que já se fazia em muitos países do Mundo», lembrou o autarca, que acrescentaria que desde que foi implantado no nosso concelho, o OPJV tem crescido todos os anos. «Começámos com um financiamento de 10.000 euros e para o ano vão ser 150.000 euros para executar 15 projetos», ressalvou José Manuel Ribeiro no sentido de fazer o lançamento da próxima edição do OPJV. Nova edição, a 6.ª, que terá algumas novidades, sendo que além do número de projetos vencedores passar de 12 para 15 e da verba a ser disponibilizada passar de 120.000 euros para 150.000 euros (para executar seis projetos escolares, outros tantos projetos extra-escolares, e três projetos “gerações”), há ainda a novidade de que só os jovens inscritos na rede pública das bibliotecas de Valongo poderão votar – medida esta anunciada dias antes na reunião pública de outubro da CMV, sobre a qual fazemos eco nesta edição.

    foto
    Relativamente a este conceito de sala do futuro, José Manuel Ribeiro disse ainda que a autarquia tem prevista para o presente ano letivo abrir 29 salas do futuro nas escolas do 1.º ciclo de todo o concelho. «Os resultados do OPJV têm sido muito interessantes, e neste momento estamos com uma taxa de execução dos projetos vencedores de quase 100 por cento», referiu ainda o edil que endereçou os parabéns ao grupo de alunos que idealizou esta sala do futuro na Escola Básica 2,3 de S. Lourenço, ao mesmo tempo que os incentivou a retirar todo o potencial que este tipo de salas confere.

    Vera Lopes, membro da Direção do Agrupamento de Escolas de S. Lourenço, também usou da palavra, para agradecer o empenho dos alunos e professores que estiveram na génese deste projeto, bem como aos funcionários da escola que dedicaram muito do seu tempo para que o projeto se concretizasse. «Vamos fazer desta sala algo de bom, de interessante, visando sempre a melhoria da qualidade do ensino», disse a professora.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].