Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-10-2018

    SECÇÃO: Destaque


    REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VALONGO

    Só leitores inscritos nas bibliotecas municipais poderão votar no próximo Orçamento Participativo Jovem de Valongo

    foto
    «Na próxima edição do Orçamento Participativo Jovem de Valongo (OPJV) só poderão votar os jovens inscritos na rede de bibliotecas municipais do concelho». Eis a principal novidade para a 6.ª edição do OPJV revelada na reunião pública de outubro – realizada no dia 11 – da Câmara Municipal de Valongo (CMV) pelo seu presidente, José Manuel Ribeiro. Este assunto foi apresentado e debatido no período da Ordem do Dia, tendo o autarca explicado que «com esta norma inovadora pretendemos motivar os jovens para a leitura, aliando o OPJV ao projeto “Ler Não Custa Nada”. O nosso objetivo é a melhoria constante dos nossos projetos de promoção da cidadania ativa e plena, que visam a construção de uma Comunidade Mais Esclarecida e Mais Participativa», considerou José Manuel Ribeiro, que frisou ainda que a autarquia tem feito uma aposta «muito grande» na promoção da leitura, acrescentando que atualmente o número de jovens leitores inscritos na rede de bibliotecas do concelho ultrapassa já os 10.000.

    O lançamento da 6.ª edição do OPJV realizou-se quatro dias mais tarde – dia 15 de outubro – na Escola EB 2.3 S. Lourenço, em Ermesinde, aquando da inauguração do projeto Sala do Futuro (nota: notícia que damos nesta edição).

    Na sessão camarária foi ainda referido que para a próxima edição do OPJV a dotação orçamental será de 150.000 euros (representando um acréscimo de 30.000 euros em relação ao ano anterior), cuja distribuição será feita do seguinte modo: Projetos Escolares – 60.000 euros (seis projetos de 10.000 euros cada); Projetos Extraescolares – 60.000 euros (seis projetos de 10.000 euros cada); e Projetos “Gerações” – 30.000 euros (três projetos de 10.000 euros cada).

    Por sua vez, o PSD discordou da norma que refere que apenas os jovens inscritos nas bibliotecas municipais poderão votar no OPJV. «Não é assim que se promove a leitura. Isso é uma imposição! É lamentável estarmos a dizer aos jovens que a democracia se pratica com imposição, é isso o que se está a fazer com esta nova medida», disse o vereador social-democrata Luís Ramalho, que acrescentou que não é o facto do número de leitores inscritos nas bibliotecas ter aumentado – conforme havia dito José Manuel Ribeiro – que faz esses jovens leitores. Pelo facto de não concordar com esta nova medida, o PSD optou pela abstenção na votação da alteração às normas de funcionamento do OPJV – ponto que seria aprovado pela maioria socialista no Executivo camarário.

    Ainda no período da Ordem do Dia, destaque para o ponto referente à 3.ª alteração do Mapa de Pessoal de 2018. Neste assunto, José Manuel Ribeiro anunciou que a CMV irá contratar 40 pessoas. «Precisamos de abrir concursos para contratar pessoal: para as escolas, para a (divisão de) Cultura e para o Ordenamento do Território. Há muita gente a sair (muitos por motivo de aposentação) e chegou à altura de a Câmara fazer um esforço para contornar esta situação», explicou o presidente, que acrescentou ainda que atualmente a autarquia tem 637 funcionários, um número que com esta alteração ao quadro de pessoal irá aumentar para os 667. No entanto, e até final do ano, face à mobilidade de funcionários e à extinção de alguns cargos, o número de funcionários da Câmara irá ser de 659. José Manuel Ribeiro disse ainda que em termos de despesa com salários esta alteração no quadro de funcionários aponta para um aumento de 500.000 euros. A 3.ª alteração do Mapa de Pessoal de 2018 seria aprovada por maioria com a abstenção do PSD.

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].