Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2018

    SECÇÃO: Património


    foto

    Acontecimento Insólito em S. Lourenço de Asmes (1ª parte)

    ESTAÇÃO ANTIGA DE ERMESINDE, INAUGURADA EM 1875. EM 1883, FOI INAUGURADO O ALPENDRE METÁLICO, CONSTRUÍDO PELA COMPANHIA ALIANÇA.
    ESTAÇÃO ANTIGA DE ERMESINDE, INAUGURADA EM 1875. EM 1883, FOI INAUGURADO O ALPENDRE METÁLICO, CONSTRUÍDO PELA COMPANHIA ALIANÇA.
    Por casualidade, e quando procurava outras coisas, descobri um acontecimento invulgar. Numa terra pequena como era S. Lourenço de Asmes (Ermesinde), no início do século XX. Pois em 1904, S. Lourenço de Asmes foi assim descrito no livro "Portugal: Dicionário Histórico, Chorografico, Heraldico, Biographico, Numismático e Artístico", como "Pov. e freguesia de S. Lourenço, da prov. do Douro, concelho deVallongo, com. distr. e bispado do Porto; 2:698 hab. e 485 fogos. Tem escola do sexo masc. e caixa post. com serviço de posta rural. A pov. dista 7 km da sede do conc. É terra muito fértil, pertence à 3.ª div. Mil. e ao distr. de recrutamento e reserva n.º 18, com a sede no Porto. Em Asmes há uma fábrica de resinagem e serração de madeira, pertencente a Calixto Rodrigues & C.ª." Esta fábrica de resinagem tinha sido inaugurada em 1901, ano em que houve uma cheia do rio Leça de que não havia memória. Região agrícola com terra muito fértil, e uma quantidade grande de moinhos (o milho), tudo era à volta do rio Leça. Havia ainda a estrada romana que vai para Guimarães, e de passagem constante de pessoas e mercadores. A linha férrea do Douro e do Minho, foi uma das principais fontes de desenvolvimento, tinha sido inaugurada em 1875. Era esta a fisionomia desta localidade, hoje cidade, onde o acontecimento que pretendo contar ocorreu. Um acontecimento, com este nível de importância, a ser realizado aqui, deverá com toda a certeza ter uma razão, ou manter fora do círculo burguês da cidade ou manter secreto por algum tempo. O que me levou a relatar esta história, foi, em primeiro lugar porque nunca a vi referida em nenhum jornal ou revista, nem da localidade, nem da cidade do Porto, pelo que considero esta notícia inédita, e dada pela primeira vez aos Ermesindenses. Inédita, também, porque atendendo à pequenez da terra no início do século XX, e a importância das pessoas envolvidas torna este acontecimento prestigiante.

    A CIDADE DO PORTO
    A CIDADE DO PORTO
    (continua)

    DICIONÁRIO
    DICIONÁRIO
    .

    DISTRITO DO PORTO EM 1890
    DISTRITO DO PORTO EM 1890
    .

    O PORTO
    O PORTO
    .

    .

    Por: Carlos Marques

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].