Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-05-2018

    SECÇÃO: Cultura


    Sabor a Teatro apresentou mais um clássico: "Lisístrata - A greve do sexo"

    foto
    "O Sabor a Teatro- Associação Cultural" foi a última associação ermesindense a pisar o palco, na Mostra de Teatro Amador de Valongo, edição de 2018. Aconteceu no dia 11 de maio, na Sala das Artes do Fórum VallisLongus. A Sala encheu! Para além de muito público esteve presente o Júri, a Chefe de Divisão de Cultura e Turismo, Catarina Magalhães, a Vice-presidente da Câmara Municipal de Valongo, Ana Maria Rodrigues, alguns deputados municipais e, entre outros, vários representantes de outras associações que também participaram no evento.

    Grupo bastante homogéneo em termos de idade, já nos habituou a excelentes prestações em palco e desta vez não foi diferente. À cena trouxeram mais uma peça clássica grega: "Lisístrata - A greve do sexo", comédia que Aristófanes escreveu em Atenas, em 411 a. C., tendo sido representada nesse mesmo ano, em plena Guerra do Peloponeso. As mulheres de Atenas, lideradas por Lisístrata resolveram engendrar uma estratégia para acabar com a guerra que durava há 20 anos entre Atenas (e seus aliados) contra Esparta (e a sua Liga do Peloponeso) fazendo greve às relações sexuais que prometeram só retomar quando os homens regressassem definitivamente aos lares e em paz. E assim conseguiram impor a paz no século de Péricles entre duas das mais importantes cidades-estado gregas. Na verdade histórica esta Guerra só terminaria em 404 a. C., com a vitória de Esparta e da sua Liga, mas ficou esta sugestão como hipótese, quiçá um tanto utópica.

    O texto da peça, que se entendeu muito bem, sofreu a adaptação de Diana Alves Costa e Ana Catarina Ramalho que também foram responsáveis pela Dramaturgia. O elenco foi composto por Luís Dias, Márcia Azevedo, Ana Tavares, Mariana Oliveira, Rita Nunes, Ana Catarina Ramalho, Telma Lopes, Anaísa Leal, Vítor Celestino Russo, Mariana Magalhães, Tiago Almeida e Vasco Ferreira que durante uma hora mantiveram a plateia muito atenta ao que se passava no palco. No fim juntou-se-lhes a ensaiadora Diana Alves Costa que apresentou ao público cada um dos seus atores, ao mesmo tempo que lhe oferecia uma flor. Em jeito de agradecimento recebeu um belo ramo de flores e uma grande e merecida ovação de todo o público presente, extensiva a todo o simpático grupo "Sabor a Teatro". MAD

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].