Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2018

    SECÇÃO: Educação


    PÁGINA DAS ESCOLAS

    foto
    UMA ESCOLA SOLIDÁRIA

    No passado dia 23 de março, a E.B. 2,3 D. António Ferreira Gomes levou a cabo o 1º Evento de Costura Solidária, associado ao Projeto "Dress a GirlAroundTheWorld".

    Este evento reuniu toda a comunidade escolar, tendo como objetivo construir uma escola para a educação e a cidadania, fomentando competências solidárias e interculturais.

    A "Dress a GirlAroundtheWorld" é uma ONG americana que está em Portugal desde 2016, cujo objetivo é fazer vestidos bonitos e duradouros para doar a meninas que vivem em países carenciados, levando-lhes um pouco mais de dignidade, proteção e esperança.

    O sucesso deste projeto verificou-se desde as primeiras entregas de vestidos, tendo-se constatado que era necessário incluir também os meninos neste projeto e assim nasceu o "Shorts for Boys AroundtheWorld", que visa a confeção de calções para serem distribuídos por meninos carenciados, levando-lhes também alento, amor e proteção.

    Importa informar que com este projeto algumas destas crianças têm a oportunidade de estrearem roupa pela primeira vez.

    Esta organização não aceita nenhum donativo monetário, dependendo unicamente de donativos materiais que visam a confeção dos vestidos/calções e o transporte dos mesmos para os países carenciados. São aceites: tecidos (coloridos e 100% algodão); cuecas de criança (100% algodão, tamanhos entre os 2 e 12 anos); elástico (1cm de largura); fita de viés; fita de cetim (2cm de largura); linhas (de máquina de costura ou de crochê).

    Graças à generosidade, solidariedade e entrega de todos os envolvidos, este evento foi um sucesso, não só por termos conseguido costurar 26 vestidos e 46 calções, mas também pela partilha de saberes, pelo convívio que se viveu e por se colocarem crianças a ajudar outras crianças.

    Brevemente, as roupas costuradas serão transportadas para Lisboa, onde se situa a sede destes projetos. De lá seguirão viagem, ao encontro de crianças carenciadas, que receberão assim, o nosso amor, carinho e solidariedade.

    FASE MUNICIPAL DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

    Nos dias 10 e 12 de abril decorreu a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura na Biblioteca Municipal de Valongo. Entre leituras, palestras, oficinas de ilustração, momentos de convívio e partilha de experiências, esta fase apurou através de duas provas (uma escrita e outra oral) os alunos dos 1.º, 2.º, 3.º ciclos e do ensino secundário que irão representar o concelho de Valongo na fase Intermunicipal.

    Parabéns a todos os nossos alunos que tão bem representaram o nosso Agrupamento:

    • Filipa Pinto Brandão, da EB da Bela;

    • Carolina Maria Carmo Pereira, da EB da Gandra;

    • Florinda Raquel Lemos Sousa, da EB de Sampaio;

    • Simone Couto M. B. Rodrigues, Simão Almeida Castro, Ana Rita Vieira, Inês Ferreira e Teresa P. Martins da DAFG;

    • Duarte Mendes Oliveira, da ESE.

    Felicitações muito especiais ao aluno Simão Almeida Castro, do A6.ºC, por ter sido apurado para representar o concelho de Valongo, na prova intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura em representação de 2.º ciclo.

    Fotos EB23DAFG
    Fotos EB23DAFG

    DIA DO AGRUPAMENTO

    No âmbito das comemorações do Dia do Agrupamento, o Serviço de Bibliotecas e o professor Mário Neves organizaram, na Biblioteca da Escola Básica D. António Ferreira Gomes, uma palestra dirigida aos alunos de oitavo ano, intitulada Ermesinde: as suas origens, história e tradições.

    O Dr. Jacinto Soares, notável investigador da nossa história local, conduziu os alunos numa viagem feita de memórias, vocábulos, paisagens e vestígios, que assinalou, na nossa Escola, o Ano Internacional do Património.

    foto

    ENGLISH TEA

    No dia 13 de abril, na biblioteca da DAFG, decorreu a atividade "EnglishTea", organizada por docentes e para docentes, na qual o chá foi servido com poesia em língua inglesa.

    Esta experiência literária foi acompanhada pela degustação de scones e outros acepipes ingleses, numa biblioteca cuidadosamente decorada.

    PAIS INCRÍVEIS, ALUNOS INCRÍVEIS

    A iniciativa "Mães, Pais & Companhia "da Divisão de Educação, Ação Social e Desporto do Município de Valongo visitou no dia 19 de abril, o Agrupamento de Escolas de Ermesinde, numa parceria estabelecida pelo Serviço de Bibliotecas Escolares.

    Depois das palavras amáveis de boas-vindas do Diretor do nosso Agrupamento, Dr. Álvaro Pereira, e do Vereador do Pelouro da Educação, Dr. Orlando Rodrigues, iniciou-se a palestra com o sugestivo título "Pais incríveis, alunos incríveis".

    Num ambiente alegre e descontraído, uma plateia de pais e alguns professores assistiram à sessão dirigida por Cristina Fonseca, especialista em felicidade e bem-estar e mentora do programa de Fortalecimento familiar: famílias felizes.

    Cristina Fonseca abordou temáticas como: as diversas formas de aprender, diferentes estratégias de motivação e as condições propícias à aprendizagem, sem deixar de enfatizar que é principalmente o amor que torna as crianças mais felizes e, por consequência, melhores alunos.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].