Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2018

    SECÇÃO: Destaque


    REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VALONGO

    Relatório de Contas de 2017 aprovado com os votos contra do PSD

    foto
    A Câmara Municipal de Valongo (CMV) aprovou em sede de Executivo no passado dia 12 de abril o Relatório de Contas de 2017, com os votos favoráveis do PS e os votos contra do PSD. Na análise ao documento, o presidente da autarquia, José Manuel Ribeiro, começou por frisar que «este relatório de contas de 2017 vem demonstrar que estamos no bom caminho e a recuperar a autonomia financeira da Câmara». De forma mais pormenorizada, o edil focou ainda que o prazo médio de pagamento foi reduzido para três dias e pelo segundo ano consecutivo o Município de Valongo mantém-se abaixo do limite legal da dívida. Lembrou igualmente que «no atual ciclo de governação já foram abatidos 18 milhões de euros à dívida, cujo valor atual é de 36.148.188,10 euros», sublinhando ainda que «o bom desempenho orçamental verifica-se tanto na receita (33.821.755,82 euros), como na despesa comprometida (37.502.745,50 euros), com taxas de execução de 91,90 por cento e 92,21 por cento, respetivamente». «Estamos muito orgulhosos destes resultados positivos, que nos dão alento para cimentar a nossa política de rigor e transparência e continuar esta aposta estratégica na promoção da sustentabilidade e crescimento, respondendo às exigências e desafios concretos do território e da população», afirmou o presidente da Câmara Municipal de Valongo, sublinhando ainda as apostas nas áreas da Educação (2.648.875,56 euros - 7,69 por cento), Desporto (1.943.551,79 euros - 4,64 por cento), Cultura (936.212,69 euros - 2,72 por cento) e Ação Social (758.258,08 euros - 2,20 por cento).

    No exercício económico de 2017, destaca-se também a maximização dos recursos financeiros provenientes do Quadro Comunitário de Apoio Portugal 2020, através da realização de investimentos essenciais, tais como a Reabilitação da Habitação Social do PER do Barreiro, em Alfena, o Centro Cívico de Campo, a Oficina de Promoção da Regueifa e do Biscoito e a Requalificação e Modernização da Escola Básica e Secundária de Ermesinde. «Isto é um trabalho que tem de ser de continuidade, sendo que o objetivo estratégico é reduzir a dívida para termos capacidade de investimento», ressalvou o edil, que se mostrou ainda preocupado com os impactos que o processo de descentralização de competências do Governo para as autarquias trará consigo, sublinhando que quanto menor for a divida do Município de Valongo menor será esse impacto para as finanças da Câmara, uma vez que esta irá ter de reforçar o seu quadro de pessoal face a essa anunciada descentralização de competências.

    Na apreciação ao documento, o PSD, pela voz do vereador Luís Ramalho, apresentou uma declaração de voto condicionada sobre as contas de 2017, com o argumento de que os atuais vereadores social-democratas não poderiam assumir a responsabilidade dos 10 meses em que não exerceram funções no Executivo. O PSD sustentou ainda que votava contra este documento porque os mapas contabilísticos apresentados contêm despesas eleitorais, recursos financeiros da autarquia que beneficiaram o executivo socialista. Na Ordem de Trabalhos realce ainda para o pedido de suspensão de mandato da vereadora do PSD, Rosa Maria Rocha, por motivos de índole profissional.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].