Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2018

    SECÇÃO: Local


    HOMENAGEM PÚBLICA A DOMINGOS ANTÓNIO DE ASCENSÃO LIMA

    "Obrigado, Domingos Lima"

    A Associação Académica e Cultural de Ermesinde levou a efeito na noite do passado dia 24 de fevereiro (último sábado do mês), no Fórum Cultural de Ermesinde, completamente cheio, uma homenagem pública à grande figura do associativismo e da cultura ermesindenses que foi Domingos Lima.

    foto
    Associaram-se ao evento a maior parte das coletividades da cidade, bem como os autarcas da freguesia e do município. Entre os presentes, estavam: o Pároco de Ermesinde, João Peixoto; o presidente do Centro Social de Ermesinde, Henrique Rodrigues; o presidente da Ágorarte, Carlos Faria; o Presidente dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde, Jorge Videira; o presidente do Rotary Club de Ermesinde, Fernando Ferreira; o Diretor de A Voz de Ermesinde, Manuel Dias; o Comandante da PSP de Ermesinde, Comissário Canário; o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, João Morgado; o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro; o presidente da Assembleia de Freguesia de Ermesinde, Josué Morais; e representantes dos corpos gerentes de outras instituições ermesindenses, como da Casa do Povo e dos Amigos de Ermesinde. Presentes, também, os seus familiares e muitos dos seus amigos.

    Como A Voz de Ermesinde noticiou na sua última edição de dezembro de 2017, Domingos Lima faleceu no dia 20 de dezembro, com 68 anos de idade, vítima de uma queda acidental. Tinha nascido nesta mesma localidade, então vila de Ermesinde, no dia 7 de julho de 1949.

    Como se pôde verificar na festa que o homenageou e onde Domingos Lima foi recordado como homem, como músico e como associativista que foi, tratou-se, sem dúvida, de uma ilustre figura da comunidade ermesindense, de quem muito havia a esperar ainda.

    A sua ligação ao Centro Social de Ermesinde, segundo a ata n.º 34 da Assembleia Geral Extraordinária, realizada no dia 14 de abril de 1979, na Junta de Freguesia de Ermesinde, remonta a esta data, quando foram eleitos novos corpos gerentes, ocupando ele o cargo de 2.º secretário da Direção que tinha como presidente, Manuel Joaquim Fernandes dos Santos e como vice-presidente Joaquim Fernandes Teixeira. Tinham-se iniciado há pouco as obras do edifício do Centro Social de Ermesinde.

    Em 1981 (ata n.º 38 da Assembleia Geral, realizada em 28 de dezembro de 1981, também na Junta de Freguesia de Ermesinde), Domingos Lima passa a 1.º Secretário da Direção. É nessa altura que o Centro de Assistência Social se passa a denominar "Centro Social de Ermesinde" e que são aprovados novos Estatutos. Os novos Estatutos têm 3 secções, 5 capítulos e 44 artigos. O mandato dos Corpos Gerentes passa a ser de 2 anos. Domingos Lima continua a ser reeleito para a Direção do Centro Social de Ermesinde, até 1988.

    Depois de um interregno de dezasseis anos volta a ser eleito para a Direção do Centro Social de Ermesinde, no triénio de 2004 a 2006, como Vogal da Direção e, no triénio de 2007 a 2009, como Secretário da Direção. Ao todo, foi uma quinzena de anos (9, nas direções de 1979 a 1987; e 6, de 2004 a 2009) na direção do CSE, o que mostra o homem solidário que foi.

    foto
    O homenageado foi também membro do Rotary Club de Ermesinde e seu presidente da Direção no biénio 1989-1990.

    Foi, igualmente, vice-presidente da associação humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde, em 1991 e 1992.

    Outra coletividade que teve em Domingos Lima um importante membro e líder foi a Associação Académica e Cultural de Ermesinde (AACE), tendo sido fundador de alguns grupos da AACE que integrou, como membro ativo, nomeadamente, o Órfeão, o "Toca a Tocar" e o grupo de Teatro, "Casca de Nós". Presidiu à Direção da AACE entre 2006 e 2008.

    Domingos Lima foi ainda membro da tocata do grupo Cantigas d'Ouvido, da Ágorarte/Universidade Sénior de Ermesinde.

    O Associativismo foi uma forma de participação cívica na sua comunidade que Domingos Lima nunca descurou. Como foi recordado nesta homenagem, em algumas das intervenções que tiveram lugar, Domingos Lima mostrava sempre uma alegria que se alicerçava em valores e que era uma característica da sua personalidade.

    O gosto pela música sempre presente em si, tornou-o membro sempre presente e dinâmico nos grupos musicais da AACE e da Ágorarte, já acima enunciados.

    Já no final da noite, o novo presidente da Direção da Associação Académica, Constantino Moreira, acrescentou às qualidades de Domingos Lima, o desejo de que os jovens e homens atuais sejam capazes de ser como ele, na capacidade de entrega e empenho às causas sociais e culturais.

    Mesmo a terminar, foi entregue uma placa àquela que foi sua Esposa, Ana Maria e, que visivelmente emocionada agradeceu em seu nome e no da sua família esta festa à sua memória.

    Por: Manuel Augusto Dias

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].