Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2017

    SECÇÃO: Política


    Parque VE - Gestão de parques de estacionamento S.A.

    foto
    Foi recentemente discutida na AM de Valongo a velha questão dos parquímetros, processo iniciado em 2003.

    Muita tinta correu desde então. Muitos compromissos e entendimentos correram entre aqueles que sempre estiveram de acordo quanto aos reais objetivos deste processo de interesses económicos e imobiliários privados.

    Se o processo teve o patrocínio do então presidente da Câmara, Dr. Fernando Melo, com uma maioria PSD/CDS, hoje tem os seus continuadores na pessoa do Dr. José Manuel Ribeiro e da maioria do PS na Câmara Municipal, agora com a abstenção do PSD, na continuidade do favorecimento dos mesmos interesses privados à custa da coisa pública.

    Durante todos estes anos, muitos estudos se fizeram para a contínua criação de Decretos-Lei e Portarias, que permitissem legalizar a entrega da fiscalização dos parquímetros a uma empresa privada .

    Demoraram para isso 14 anos, pacientemente. Demorariam mais, se preciso fosse.

    A legalização está definida, democraticamente, com toda a transparência possível, o que vai certamente proporcionar ao Presidente da Câmara Municipal, Dr. José Manuel Ribeiro, e ao PS, novas medalhas de bom comportamento, ao serviço dos interesses dos mesmos de sempre. Conseguiu finalmente, juntar dois em um: a concessão dos parquímetros e do respetivo policiamento, legalmente atribuídos, à mesma concessionária. Assim, fica tudo em casa. Para a CM revertem uns míseros 7 % das receitas.

    O reverso de tão dourada medalha serão os prejuízos sempre crescentes para a população e para os comerciantes do concelho. Os moradores das ruas com parquímetros vão ter a possibilidade de obterem um cartão de morador para um veículo, se não tiverem garagem. Os pequenos comerciantes vão continuar a ser prejudicados, pois continua a ser muito mais apetecível estacionar no parque grátis das grandes superfícies.

    Mas poderá o PSD contestar este entendimento? Parece-nos que não. Foi o PSD que iniciou todo este processo em 2003 e foi também o mesmo PSD que, em 2004, permitiu que o valor a ser pago à Câmara Municipal fosse, em Ermesinde, de 4% das receitas dos parquímetros.

    Mais uma vez, virá o Sr. Presidente José Manuel Ribeiro, clamar que não tinha hipóteses de alterar tal processo, já em curso. Uma das suas promessas de campanha de 2013 transformou-se na verdade no aumento do número de lugares de estacionamento pagos na cidade de Ermesinde.

    CDU - Valongo

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].