Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-11-2017

    SECÇÃO: Destaque


    Delegação do PCP visitou zona incendiada em Alfena com o deputado Jorge Machado

    Foto CDU/VALONGO
    Foto CDU/VALONGO
    Jorge Machado, deputado do PCP na Assembleia da República (AR) eleito pelo Círculo do Porto, esteve no passado dia 31 de outubro em Alfena, onde visitou as áreas queimadas nos incêndios ocorridos naquela zona a 15 de outubro último. Acompanhado por diversos elementos da Comissão Política Concelhia do PCP, entre outros, Adelino Soares, Adriano Ribeiro, ou José Caetano, o deputado visitou então alguns pontos da freguesia alfenense afetados pelos incêndios, no sentido de se inteirar das consequências dos referidos incêndios.

    A pedido do PCP, participou também nesta visita o Segundo Comandante dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde (BVE), Emanuel Santos, cujos esclarecimentos permitiram compreender melhor os acontecimentos ocorridos, as possíveis causas, a dimensão dos meios disponíveis e as dificuldades no combate a um incêndio de tão grandes proporções, lavrando numa vasta área.

    Como explicou o Segundo Comandante dos BVE, foram empregues no combate ao incêndio todas as viaturas existentes nos Bombeiros de Ermesinde, assim como todo o seu corpo de bombeiros que, praticamente sem qualquer apoio exterior, enfrentou sozinho a situação. Ainda de acordo com informações prestadas pelo Segundo Comandante, a área ardida foi de cerca de 500 hectares de floresta. As causas do incêndio não são conhecidas, sendo de notar que ocorreu na mesma área onde os bombeiros já tinham sido chamados a intervir, sendo de salientar também a habitual falta de limpeza da floresta. Acrescem a estas preocupações e dificuldades a falta de Sapadores Florestais e a implantação de zonas residenciais demasiado próximas da área florestal.

    No final da visita, o deputado Jorge Machado salientaria a «inércia dos sucessivos governos em tirar das "gavetas" projetos existentes há anos», muitos deles avançados pelo PCP, conforme frisou, como das principais causas da dificuldade em realizar com a necessária rapidez ações de defesa da floresta nacional, das populações e do seu património. O deputado sublinhou ainda a «realidade da existência de grupos de interesses económicos, que muito têm a ganhar e ganham com os incêndios». Defendeu ainda que «é perfeitamente possível prevenir e eliminar, na grande maioria dos casos e à nascença, esta tenebrosa onda de destruição da floresta nacional, acrescida agora, de forma e dimensões trágicas e nunca antes vistas, da perda da vida de pessoas e da destruição de bens que eram a base e sustento da vida dos sobreviventes».

    Por último, Jorge Machado garantiu agendar rapidamente uma intervenção na AR sobre este drama em Alfena, para «que não caiam no esquecimento, não só as responsabilidades, mas também as medidas necessárias e inadiáveis para o combate a esta triste realidade», disse.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].